Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Haas, Jucelaine | - |
Autor(es): dc.contributor | Haas, Jucelaine | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luciana Boemer Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Zinara Marcet de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Cinthia Ferreira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:21:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:21:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24806 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673298 | - |
Descrição: dc.description | Enabling the understanding of aspects of Environmental Health today can be an important educational action. The subjects that involve the theme of Environmental Health should not be restricted to health professionals, on the contrary, the school being a promoter of Environmental Education practices should take ownership of the theme in order to better contextualize and disseminate a more critical and participatory conception among students. Matters that interfere in everyone's health. This is the contribution of this study, whose objective was to analyze the conceptions of students of “Youth and Adult Education” (in portuguese EJA) living in Santo André / SP, and through a diagnosis, understand which environmental education practices could help contextualize the issues that involve the collective health of this population. For that, the methodology used was understood in the application of questionnaires. The results showed that although there is a concern with environmental problems that imply health, there were few diseases related to such a wide variety of these problems. In addition, EJA students point out the need for the topic of Environmental Health to be treated more and more at school and recognize themselves as responsible for collective health in the neighborhood where they live. For this, there is a need to expand and improve environmental education actions that, above all, make it possible to awaken self-awareness of environmental conditions in favor of their own health and of the community. | - |
Descrição: dc.description | Possibilitar o entendimento de aspectos sobre a Saúde Ambiental nos dias atuais pode ser uma importante ação educativa. Os assuntos que envolvem a temática da Saúde Ambiental não devem ficar restritos aos profissionais da saúde, ao contrário, a escola sendo promotora de práticas de Educação Ambiental devese apropriar da temática a fim de melhor contextualizar e difundir nos alunos uma concepção mais crítica e participativa aos assuntos que interferem na saúde de todos. Esta é a contribuição do presente estudo, cujo objetivo foi analisar as concepções dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) moradores de Santo André/SP, e através desse um diagnóstico, propiciar a reflexão das práticas de educação ambiental que poderiam auxiliar na contextualização dos assuntos que envolvam a saúde coletiva dessa população. Para tanto, a metodologia utilizada compreendeu-se na aplicação de questionários. Os resultados apontaram que embora exista uma preocupação com os problemas do meio ambiente que implicam na saúde, foram poucas as doenças relacionadas à tamanha variedade desses problemas. Além disso, os alunos da EJA apontam a necessidade de cada vez mais a temática da Saúde Ambiental ser tratada na escola e se reconhecem como responsáveis pela saúde coletiva no bairro em que moram. Para tanto, existe a necessidade de ampliar e melhorar as ações de educação ambiental que principalmente, possibilitem despertar o autoconhecimento das condições do meio ambiente em favor da própria saúde e também da coletividade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doenças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diseases | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A relação entre saúde humana e meio ambiente: concepções de alunos da EJA em Santo André, SP | - |
Título: dc.title | The relationship between human health and the environment: conceptions of EJA students in Santo André, SP | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: