Modelo de acoplamento dinâmico–termodinâmico padrão a ar de tempo finito de adição de calor de motor Otto

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNaaktgeboren, Christian-
Autor(es): dc.contributorNaaktgeboren, Christian-
Autor(es): dc.contributorDalmas, Sergio-
Autor(es): dc.contributorGalante, Renan Manozzo-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Filipe Macedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:21:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:21:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11814-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673264-
Descrição: dc.descriptionThere are many ways of modeling Otto engines with different detail levels. The air-standard Otto cycle is extremely simple, but does not promote good accuracy; the air-fuel cycles are more complex, but their achievements are better caloric properties estimate for the mixture and therefore a small accuracy increase for the work done by the mixture. For the work done by the motor to be found, it is necessary to incorporate a dynamical modeling of the mechanism piston–rod–crankshaft–flywheel to a thermodynamical model. For that, this work proposes to extend the Finite Time Heat Addition Otto cycle model, that only drops the hypothesis of isochoric heat Addition from ideal cycle, so one can couple a dynamic model which treats the rod as a pair of concentrated of masses, tied by a rigid massless body, and the other components as rigid bodies and so, obtain instantaneous torque acting in the crankshaft, angular speed variation, motor power, as other characteristics.-
Descrição: dc.descriptionExistem muitos métodos de modelagem de motores a ciclo Otto, com diferentes níveis de detalhe. O ciclo Otto padrão a ar é extremamente simples, mas não apresenta boa acurácia; os modelos de padrão ar-combustível são mais complexos, cujos ganhos limitam-se a melhores estimativas das propriedades calóricas da mistura e consequentemente a uma pequena melhora na estimativa do trabalho realizado pela mistura. Para que se encontre o trabalho realizado pelo motor, fez-se necessário incorporar a modelagem dinâmica do mecanismo pistão–biela–manivela–volante a um modelo termodinâmico. Diante disso, este trabalho buscou estender o ciclo Otto com tempo finito de adição de calor, que descarta apenas a hipótese de adição de calor isocórica do modelo ideal, para então acoplar um modelo dinâmico que trata a biela como um par de massas concentradas, ligadas por um corpo rígido sem massa, e os demais componentes como corpos rígidos, para encontrar, entre outras características, as projeções em torque instantâneo atuante no virabrequim, bem como a resultante variação de velocidade angular e potência do motor.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherGuarapuava-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMotores de combustão interna-
Palavras-chave: dc.subjectMotores-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia mecânica-
Palavras-chave: dc.subjectInternal combustion engines-
Palavras-chave: dc.subjectMotors-
Palavras-chave: dc.subjectMechanical engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS-
Título: dc.titleModelo de acoplamento dinâmico–termodinâmico padrão a ar de tempo finito de adição de calor de motor Otto-
Título: dc.titleDynamic–thermodynamic air standard finite time heat addition coupling model of Otto cycle-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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