Leitura significativa: um estudo no 4º ano da escola de educação básica municipal Madre Leontina

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorGalera, Joscely Maria Bassetto-
Autor(es): dc.contributorMansano Neto, João-
Autor(es): dc.creatorBalbinot, Fátima Mariléia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:21:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:21:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18884-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673250-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo destaca para o ensino da leitura nas escolas de Educação Básica, sendo desenvolvida na Escola de Educação Básica Madre Leontina, localizada no município de Ibicaré -SC, na turma de 4º ano, composta por 20 alunos. Esta pesquisa teve por objetivos a investigação das estratégias de ensino utilizadas em sala de aula, o papel da escola no ensino da leitura e a resposta de aprendizagem dos alunos, bem como a importância dada a esse processo. A modalidade de pesquisa adotada para o desenvolvimento desta monografia foi a pesquisa qualitativa, que se estruturou por meio da aplicação de um questionário aos alunos, aos seus pais e à professora desses alunos. Procurou-se investigar a importância de trabalhar a leitura com uma nova perspectiva, utilizada em diversos aspectos, como o conhecimento prévio e a realidade do aluno. Para tanto, essa pesquisa apoiou-se em alguns teóricos; entre eles, Solé (1998), Freire (1989), Lajolo, (1982) e Magda Soares (2003), que tratam dessa temática. Constatou-se, ainda, a necessidade de um ensino de leitura significativa que contribua para a formação de um leitor que possa compreender aquilo que lê.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitores-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and education-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectReader-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleLeitura significativa: um estudo no 4º ano da escola de educação básica municipal Madre Leontina-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.