Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Galera, Joscely Maria Bassetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Mansano Neto, João | - |
Autor(es): dc.creator | Balbinot, Fátima Mariléia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:21:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:21:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18884 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673250 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo destaca para o ensino da leitura nas escolas de Educação Básica, sendo desenvolvida na Escola de Educação Básica Madre Leontina, localizada no município de Ibicaré -SC, na turma de 4º ano, composta por 20 alunos. Esta pesquisa teve por objetivos a investigação das estratégias de ensino utilizadas em sala de aula, o papel da escola no ensino da leitura e a resposta de aprendizagem dos alunos, bem como a importância dada a esse processo. A modalidade de pesquisa adotada para o desenvolvimento desta monografia foi a pesquisa qualitativa, que se estruturou por meio da aplicação de um questionário aos alunos, aos seus pais e à professora desses alunos. Procurou-se investigar a importância de trabalhar a leitura com uma nova perspectiva, utilizada em diversos aspectos, como o conhecimento prévio e a realidade do aluno. Para tanto, essa pesquisa apoiou-se em alguns teóricos; entre eles, Solé (1998), Freire (1989), Lajolo, (1982) e Magda Soares (2003), que tratam dessa temática. Constatou-se, ainda, a necessidade de um ensino de leitura significativa que contribua para a formação de um leitor que possa compreender aquilo que lê. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | Leitura significativa: um estudo no 4º ano da escola de educação básica municipal Madre Leontina | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: