Projeto de veículo aéreo não tripulado (VANT) agrícola

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Autor(es): dc.contributorSilva, Cláudio Tavares da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Cláudio Tavares da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Paula Carvalho da-
Autor(es): dc.contributorPetruzziello, Maurizio-
Autor(es): dc.creatorPassos, Adriano Gonçalves dos-
Autor(es): dc.creatorCavalcanti, Lucas Biazon-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Rafael Sato de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:21:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:21:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10230-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673232-
Descrição: dc.descriptionThe global population growth requires a greater productivity in food production. For this, one of the most important techniques was the development of more effective pesticides, which caused the need for more precise application that could be used in large areas That need boosted the development of agricultural aircraft that now serves about 25 % of the planted area in the country. The design of an unmanned aircraft is a pioneer in agricultural world and can fill gaps in the agricultural market as nocturnal administration; application in small and medium farms; application in rough terrain, and to complement terrestrial spraying. The presented project follows the methodology of aeronautical projects by Sadraey (2012) and consists of three main stages: conceptual design, preliminary design, and detailed design. The proposed aircraft has a maximum takeoff weight of 200kg and application speed of 144km/h managing to equate conventional agricultural aircraft. The estimated production cost is US$ 35000,00.-
Descrição: dc.descriptionO aumento da população mundial exige maior produtividade na produção de alimentos. Para isso, uma das técnicas mais importantes foi o desenvolvimento de defensivos agrícolas mais eficazes, o que causou a necessidade de uma aplicação mais precisa que pudesse ser empregada em grandes áreas. Essa necessidade alavancou o desenvolvimento da aviação agrícola que hoje atende cerca de 25% de toda a área plantada em território nacional. O projeto de uma aeronave agrícola não tripulada é pioneira em nível mundial e pode preencher lacunas existentes no mercado de aviação agrícola como: aplicação noturna; aplicação em pequenas e médias propriedades; aplicação em terrenos acidentados; e complementação à pulverização terrestre. O projeto apresentado segue a metodologia de projetos aeronáuticos apresentada por Sadraey (2012) e consiste em três etapas principais: projeto conceitual; projeto preliminar; e projeto detalhado. A aeronave proposta possui peso máximo de decolagem de 200 kg e velocidade de aplicação de 144 km/h conseguindo se equiparar as aeronaves agrícolas convencionais. O valor estimado de venda é de R$ US$ 35000,00.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAeronaves - Projetos-
Palavras-chave: dc.subjectAeronáutica na agricultura-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura - Transferência de tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectPulverização e polvilhação na agricultura-
Palavras-chave: dc.subjectAirships - Design-
Palavras-chave: dc.subjectAeronautics in agriculture-
Palavras-chave: dc.subjectAgriculture -Technology transfer-
Palavras-chave: dc.subjectSpraying and dusting in agriculture-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleProjeto de veículo aéreo não tripulado (VANT) agrícola-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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