Efeitos na aprendizagem – um estudo de caso relacionado a construção de modelos atômicos para alunos do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOldoni, Tatiane Luiza Cadorin-
Autor(es): dc.creatorValente, Janaina Scopel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:20:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:20:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14850-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673133-
Descrição: dc.descriptionThe present work aimed to propose a methodology to assist teachers in teaching chemistry of atomic models. In this, students confected the atomic models of Thompson, Rutherford and Rutherford-Bohr in macro-scale with easy handling and low cost materials. The proposed methodology was well accepted by the teacher in charge as well as by schools and students. In the confrontation of traditional and constructive method, it was observed that the construction method showed a very significant improvement in the absorption of content by students as well as the promotion of improved self-esteem of the same. The results of the present study have to contribute to the teachers in the proposal of a new teaching method in which there is an improvement in learning and student interaction to build the lessons and knowledge.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve por objetivo propor uma metodologia auxiliar ao docente de química no ensino dos modelos atômicos. Neste, os alunos confeccionaram os modelos atômicos de Thompson, Rutherford e Rutherford-Bohr em macro escala com materiais de fácil manuseio e baixo custo. A metodologia proposta foi bem aceita pela docente responsável pela disciplina, bem como pela escola e pelos alunos. Na confrontação dos métodos tradicional e construtivista, observou-se que o método construtivista apresentou uma melhora significativa na assimilação do conteúdo pelos alunos, bem como, a promoção da melhora da autoestima dos mesmos. Os resultados do presente trabalho contribuem com os docentes na proposta de um novo método de ensino em que ocorra a melhora da aprendizagem e a interação dos alunos para a construção das aulas e do conhecimento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Métodos experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectÁtomos - Modelos-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Experimental methods-
Palavras-chave: dc.subjectAtoms - Models-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Química-
Título: dc.titleEfeitos na aprendizagem – um estudo de caso relacionado a construção de modelos atômicos para alunos do ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.