Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marquezi, Rosangela Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Marquezi, Rosangela Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Consoli, Marcia Oberderfer | - |
Autor(es): dc.contributor | Stankiewicz, Mariese Ribas | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Bruna Valeria de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:20:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:20:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14757 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673128 | - |
Descrição: dc.description | This final paper (TCC) aims to analyze how Harry Potter’s serie, a novel filled with descriptions and narratives and a great success in the early twenty-first century, has influenced the formation of readers and how it happens. To verify this hypothesis, there was first a bibliographical research and then a quantitative one, applied to Languages course from Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. The bibliography, was based on studies by Leonardo Arroyo (2011), Ligia Cademartori (2010), Nelly N. Coelho (2000) and Muniz Sodré (1988), and from them it was possible to examine children and youth literature and mass literature concepts. Through this research, it was possible to see that this branch of literature is used in classrooms and what is the influence of these children and youth works, considered best-seller, in the life of children and teenagers. This quantitative research has proved that the work has been influential on the process of readers formation for the youngsters who read it, as well as the path that sees it through. This study is relevant and can contribute to the process of reading instruction in classrooms because this is a work that has the power to trigger the reader's curiosity so that classical literature can be introduced and formalized in their life. | - |
Descrição: dc.description | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar como a série Harry Potter, um livro repleto de descrições e narrativas, um sucesso muito grande no início do século XXI, teve influência na formação de leitores e como ela acontece. Para verificar essa hipótese, fez-se primeiramente uma pesquisa bibliográfica e, em seguida, uma pesquisa quantitativa, aplicada no Curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco. A pesquisa bibliográfica teve como base os estudos de Leonardo Arroyo (2011), Ligia Cademartori (2010), Nelly N. Coelho (2000) e Muniz Sodré (1988), e a partir delas foi possível analisar conceitos de literatura infantojuvenil e de massa. Por meio da pesquisa, verificou-se como esse ramo da literatura é utilizado em sala de aula e qual a influência de obras infantojuvenis, consideradas best-sellers, na vida da criança e do adolescente. A pesquisa quantitativa comprovou que a obra foi influente no processo de formação de leitor dos jovens que a leram, bem como qual o caminho que levou a isso. Esse estudo é relevante e poderá contribuir com o ensino de leitura em salas de aula, pois se trata de uma obra que tem o poder de aguçar a curiosidade do leitor para que, por meio desta, a literatura clássica seja introduzida e formalizada em sua vida. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Best-sellers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incentivo à leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Best sellers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Development reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading promotion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros e leitura na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Books and reading in literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Harry Potter e o possível caminho para a formação de leitores | - |
Título: dc.title | Harry Potter and the possible route for the formation of readers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: