Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Landal, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Amabilis de Jesus da | - |
Autor(es): dc.creator | Genari, Giuliana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:20:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:20:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17207 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673000 | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this research is to discuss the relationship between the model reader and artistic (literary) response under the theoretical proposal of Umberto Eco, in Six Walks Through the Forest in the Fiction.These concepts are applied to the universe of the cinema, with the model spectator and art direction. This transposition uses as a corpus of research the film Pan’s Labirynth, by Guillermo del Toro, which awarded Eugenio Caballero with the Oscar for Best Art Director. From the point of view of the themes described by Eco, we translated into the reality of the film and explored the possible spectators that Caballero pointed out, directly or indirectly, in creating of the concept of the art of the film. | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia tem como principal objetivo discutir a relação entre o leitor-modelo e recepção artística (literária) sob a proposta teórica de Umberto Eco, em Seis Passeios Pelo Bosque da Ficção (1993), transpondo esses conceitos ao universo do cinema, com o espectador-modelo e direção de arte. Essa transposição utilizacomo corpus de pesquisa o filme O Labirinto do Fauno (2006), de Guillermo del Toro, que premiou Eugenio Caballero com o Oscar de Melhor Diretor de Arte. Sob a ótica dos temas descritos por Eco, traduzimos para a realidade do filme e exploramos os possíveis espectadores a que Caballero apontou, direta ou indiretamente, ao criar o conceito de arte do filme. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Cenografia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direção de arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eco, Umberto, 1932-2016 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitores - Reação crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art direction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reader-response criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA | - |
Título: dc.title | O espectador modelo para o diretor de arte no filme “O labirinto do fauno” | - |
Título: dc.title | The model spectator for the art director in the film “Pan’s Labirynth” | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: