O espectador modelo para o diretor de arte no filme “O labirinto do fauno”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorLandal, Simone-
Autor(es): dc.contributorSilva, Amabilis de Jesus da-
Autor(es): dc.creatorGenari, Giuliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:20:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:20:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17207-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673000-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this research is to discuss the relationship between the model reader and artistic (literary) response under the theoretical proposal of Umberto Eco, in Six Walks Through the Forest in the Fiction.These concepts are applied to the universe of the cinema, with the model spectator and art direction. This transposition uses as a corpus of research the film Pan’s Labirynth, by Guillermo del Toro, which awarded Eugenio Caballero with the Oscar for Best Art Director. From the point of view of the themes described by Eco, we translated into the reality of the film and explored the possible spectators that Caballero pointed out, directly or indirectly, in creating of the concept of the art of the film.-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia tem como principal objetivo discutir a relação entre o leitor-modelo e recepção artística (literária) sob a proposta teórica de Umberto Eco, em Seis Passeios Pelo Bosque da Ficção (1993), transpondo esses conceitos ao universo do cinema, com o espectador-modelo e direção de arte. Essa transposição utilizacomo corpus de pesquisa o filme O Labirinto do Fauno (2006), de Guillermo del Toro, que premiou Eugenio Caballero com o Oscar de Melhor Diretor de Arte. Sob a ótica dos temas descritos por Eco, traduzimos para a realidade do filme e exploramos os possíveis espectadores a que Caballero apontou, direta ou indiretamente, ao criar o conceito de arte do filme.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Cenografia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDireção de arte-
Palavras-chave: dc.subjectEco, Umberto, 1932-2016-
Palavras-chave: dc.subjectLeitores - Reação crítica-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção visual-
Palavras-chave: dc.subjectArt direction-
Palavras-chave: dc.subjectReader-response criticism-
Palavras-chave: dc.subjectVisual perception-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA-
Título: dc.titleO espectador modelo para o diretor de arte no filme “O labirinto do fauno”-
Título: dc.titleThe model spectator for the art director in the film “Pan’s Labirynth”-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.