Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hruschka, Janete | - |
Autor(es): dc.contributor | Hruschka, Janete | - |
Autor(es): dc.contributor | Hruschka, Janete | - |
Autor(es): dc.contributor | Hruschka, Janete | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Luis Eduardo Fernandes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:20:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:20:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20184 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672992 | - |
Descrição: dc.description | This monograph aims to reflect on some of the causes that lead many people to give a second chance themselves, resuming his studies and enrolling in Youth and Adult Education (EJA), mode which is an alternative offered by the State to correct lag of teaching and learning. From this theme, data were collected to help subsidize this research through a questionnaire administered to students who are in the early and in the final EJA series. The same questionnaire was applied to these different groups in order to compare the differences between them. With this we sought to understand how this ability to dream the future acts on students in EJA. The research revealed some individual utopias that motivate citizens to resume their studies. Also revealed that people can go beyond the scope of professional training and showed the importance of educators to be aware of these expectations for this process to be more fruitful for both sides. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho se propõe a refletir sobre algumas das causas que levam muitas pessoas a dar uma segunda chance a si mesmas, retomando seus estudos e matriculando-se na Educação de Jovens e Adultos, modalidade esta que é uma alternativa oferecida pelo Estado para a correção da defasagem de ensino e aprendizagem. Partindo deste tema, foram colhidos dados para ajudar a subsidiar esta pesquisa através de um questionário aplicado a estudantes da EJA que estão nas séries iniciais e os das séries finais. Foi aplicado o mesmo questionário a estes grupos distintos, a fim de comparar as diferenças entre eles. Com isto procurou-se conhecer como esta capacidade de sonhar com o futuro atua nos alunos da EJA. A esquisa revelou algumas das utopias individuais que motivam os cidadãos a retomarem os estudos. Revelou também que as pessoas podem ir além do objetivo de capacitação profissional e mostrou a importância de os educadores ficarem atentos a estas expectativas para que este processo seja mais proveitoso para ambos os lados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Utopias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Aspirações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student aspirations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Utopia individual em EJA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: