Estudo de caso sobre a concepção dos professores de uma escola infantil em Paranavaí – PR, quanto a relevância da avaliação na prática pedagógica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
Autor(es): dc.contributorMatos, Clizeide de-
Autor(es): dc.creatorNovaes, Lusimar Catarina de Oliveira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:20:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:20:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20717-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672984-
Descrição: dc.descriptionThe present work, entitled Case study on the conception of the teachers of a school child in Paranavaí – PR, as the relevance of evaluation in pedagogical practice, aims to identify the conceptions of evaluation used in the school. And analyze whether they are in accordance with the legal documents that organize education in this instance, and whether it is really adequate for monitoring the learning and development of children in early childhood education. A qualitative exploratory case study was carried out, with data collection from a questionnaire applied to eight teachers, from nursery to Garden I, aiming to analyze the pedagogical practice of evaluation. The theoretical foundation is based on authors such as Hoffmann, Luckesi, Ortiz and Carvalho, among others that approach the subject, specifically in the infantile education; as well as the Law of Guidelines and Bases of National Education 9394/96; the Curriculum Framework for Early Childhood Education (1998); National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2009). And this study includes the historical context of the evaluation and the different conceptions of evaluation. In conclusion, although in the questionnaire some professionals do not explain the conception they use, but in accordance with the knowledge acquired from the reference framework of renowned authors such as Hoffmann and Luckesi, the most used is the mediator conception and that this leads to an evaluation that provides the monitoring of children’s learning and development. In addition to this conception take into account the legal basis.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho, intitulado, Estudo de caso sobre a concepção dos professores de uma escola infantil em Paranavaí – PR, quanto a relevância da avaliação na prática pedagógica, tem como objetivo identificar as concepções de avaliação utilizadas numa escola e analisar se as mesmas estão de acordo com os documentos legais que organizam a educação nesta instancia, e se é realmente adequada para acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento das crianças na educação infantil. Realizada uma pesquisa estudo de caso, exploratória de caráter qualitativo, com coleta de dados a partir de questionário aplicado a oito professores, atuantes do berçário ao Jardim I, visando analisar a prática pedagógica de avaliação. A fundamentação teórica se baseia em autores como Hoffmann, Luckesi, Ortiz e Carvalho, entre outros que abordam a temática, especificamente na educação infantil; bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96; o Referencial Curricular para Educação Infantil (1998); Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009). E também constam neste estudo o contexto histórico da avaliação e as diferentes concepções de avaliação. Concluindo que embora no questionário alguns profissionais não explicitem a concepção por ele utilizada, mas em conformidade com os conhecimentos adquiridos do referencial teórico de renomados autores como Hoffmann e Luckesi, a mais utilizada é a concepção mediadora e que esta conduz a uma avaliação que proporciona o acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento da criança. Além de esta concepção levar em consideração o embasamento legal.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducation – Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectChildren-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleEstudo de caso sobre a concepção dos professores de uma escola infantil em Paranavaí – PR, quanto a relevância da avaliação na prática pedagógica-
Título: dc.titleCase study on the conception of the teachers of a school children in Paranavaí – PR, as the relevance of evaluation in pedagogical practice-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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