Memórias da escola itinerante “Maria Aparecida Rosignol Franciosi”: histórias do fazer uma outra escola no movimento dos trabalhadores rurais sem terra

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7491007150992831-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
Autor(es): dc.contributorElias, Henrique Rizek-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Filipe Santos-
Autor(es): dc.creatorPaião, Cintia Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:20:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:20:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4081-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672948-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Memórias da escola itinerante “Maria Aparecida Rosignol Franciosi”: a escola que caminhou com a comunidade do Acampamento Eli Vive-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to record the memories of Itinerant School “Maria Aparecida Rosignol Franciosi”, from the camping times of the current Assentamentos Eli Vive I and II, located in the district of Lerroville, in the municipality of Londrina, state of Paraná. The Oral History was used as a theoretical and methodological basis for recording and working with the narratives produced from seven interviews, with educators who worked, organized and built this school in its years of operation (2009-2016). The narratives tell a history of the experience of doing another school, qualified by the direct political action of its community and done in and by the collective of the people Sem Terra, which, thought and done by the Acampamento Eli Vive community, was recognized as necessity for the very continuity and quality of the struggle for Popular Agrarian Reform. Also, as a result of this research, is the elaboration of an illustrated book destined to the pedagogical work in the current schools of the Assentamento Eli Vive I and II, which, when telling the history of the Itinerant School of the times of camping, addresses the times of the occupation of the lands, of the different places in which the community was, of the collective work of the community in constructing and taking care of the school, presents the educators who worked in this school and, through its educational practice, linked to the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra the history of another school.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem por objetivo registrar as memórias da história da Escola Itinerante “Maria Aparecida Rosignol Franciosi”, dos tempos de acampamento dos atuais Assentamentos Eli Vive I e II, localizados no distrito de Lerroville, no município de Londrina, estado do Paraná. Para tanto, utilizou-se da História Oral como fundamentação teórica e metodológica para o registro e o trabalho com as narrativas produzidas a partir de sete entrevistas, com educadoras e educadores que trabalharam, organizaram e construíram essa escola, em seus anos de funcionamento (2009-2016). As narrativas possibilitaram contar uma história da experiência de fazer uma outra escola, qualificada pela ação política direta de sua comunidade e que se faz na e pela coletividade do povo Sem Terra, que, pensada e feita pela comunidade do Acampamento Eli Vive, foi reconhecida como necessidade para a própria continuidade e qualidade da luta pela Reforma Agrária Popular. Ainda, como fruto desta pesquisa, está a elaboração de um livro ilustrado destinado ao trabalho pedagógico nas atuais escolas dos Assentamentos Eli Vive I e II, que, ao contar a história da Escola Itinerante dos tempos de acampamento, aborda os tempos da ocupação das terras, dos diferentes lugares em que a comunidade esteve, do trabalho coletivo da comunidade ao construir e cuidar da escola, apresenta as educadoras e os educadores que trabalharam nessa escola e, que por sua prática educativa, vinculada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, fizeram dessa a história de uma outra escola.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas móveis-
Palavras-chave: dc.subjectHistória oral-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSocial movements-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Rural-
Palavras-chave: dc.subjectSchools, Traveling-
Palavras-chave: dc.subjectOral history-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleMemórias da escola itinerante “Maria Aparecida Rosignol Franciosi”: histórias do fazer uma outra escola no movimento dos trabalhadores rurais sem terra-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.