Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Emerson Luis | - |
Autor(es): dc.creator | Lautert, Mayara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:20:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:20:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22063 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672943 | - |
Descrição: dc.description | Environmental education is an urgent and current theme in all spheres of society, especially in formal education. In the classroom, the theme has been structured to be worked by all teachers in an interdisciplinary way, aiming at transforming the schoolchildren aware and sensitized to the use of natural resources and the environment. Therefore, the purpose of the research was to investigate the teachers view on the approach to environmental education in the elementary school classroom in the city of Araras-SP. The methodology used in this research was field research through the use of a pre-established questionnaire to analyze the teacher's conception about the relevance of environmental education. Through the interview conducted to the 54 teachers of the various disciplines, it was verified that the majority of the teachers work with the subject environmental education in the disciplines in which they teach. However, the minority that does not work has seen a fragility with the theme. For teachers, the subjects of science and geography are the most appropriate to work in classroom education. | - |
Descrição: dc.description | A educação ambiental é um tema emergencial e atual em todas as esferas da sociedade, principalmente na educação formal. Em sala de aula o tema vem sendo estruturado para ser trabalhado por todos os professores de maneira interdisciplinar, visando transformar os educandos consciente e sensibilizados ao uso dos recursos naturais e o meio ambiente. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi investigar qual a visão dos professores na abordagem de educação ambiental em sala de aula do ensino fundamental no município de Araras-SP. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi pesquisa de campo através do uso de um questionário pré-estabelecido para analisar a concepção do docente sobre a relevância da educação ambiental. Através da entrevista realizada aos 54 professores das variadas disciplinas, constatou-se que a maioria dos professores trabalham com o tema educação ambiental nas disciplinas em qual lecionam. Entretanto, a minoria que não trabalha observou-se uma fragilidade com o tema. Para os professores as disciplinas de ciência e geografia, são as mais apropriadas para se trabalhar educação em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Análise da concepção interdisciplinar docente sobre a temática da educação ambiental no ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Analysis of the interdisciplinary teaching conception on the theme of environmental education in elementary education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: