Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sutil, Noemi | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Mário Sérgio Teixeira de | - |
Autor(es): dc.creator | Suckow, Erica Miranda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:20:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:20:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-02-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8847 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672878 | - |
Descrição: dc.description | In a didactic sequence of geometrical optics designed for high school student’s, the concepts of shadow and penumbra were introduced from photographs of graffiti found in urban art, particularly those bear the name of "Baycroc potatoes", chosen for creating the illusion of three-dimensionality using the representation of shadows. It was adopted as theoretical framework to Meaningful Learning Theory of Ausubel, and Data for the study were collected through a field diary, chronicling student’s reactions during the application of the didactic sequence. | - |
Descrição: dc.description | Numa sequência didática sobre óptica geométrica elaborada para alunos de Ensino Médio, os conceitos de sombra e penumbra foram introduzidos a partir de fotografias dos grafites encontrados na arte urbana, principalmente os que levam o nome de “Batatas de Baycroc”, escolhidos por criarem a ilusão de tridimensionalidade usando a representação das sombras. Foi adotado como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, e os dados para a pesquisa foram coletados mediante um diário de campo, narrando as reações dos alunos durante a aplicação da sequência didática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Óptica geométrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sombras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometrical optics - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Shades and shadows | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics (High school) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Física | - |
Título: dc.title | Uma proposta interdisciplinar para o ensino de óptica envolvendo a representação de sombras e penumbras nas artes visuais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: