Uma proposta interdisciplinar para o ensino de óptica envolvendo a representação de sombras e penumbras nas artes visuais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSutil, Noemi-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Mário Sérgio Teixeira de-
Autor(es): dc.creatorSuckow, Erica Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:20:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:20:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-02-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8847-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672878-
Descrição: dc.descriptionIn a didactic sequence of geometrical optics designed for high school student’s, the concepts of shadow and penumbra were introduced from photographs of graffiti found in urban art, particularly those bear the name of "Baycroc potatoes", chosen for creating the illusion of three-dimensionality using the representation of shadows. It was adopted as theoretical framework to Meaningful Learning Theory of Ausubel, and Data for the study were collected through a field diary, chronicling student’s reactions during the application of the didactic sequence.-
Descrição: dc.descriptionNuma sequência didática sobre óptica geométrica elaborada para alunos de Ensino Médio, os conceitos de sombra e penumbra foram introduzidos a partir de fotografias dos grafites encontrados na arte urbana, principalmente os que levam o nome de “Batatas de Baycroc”, escolhidos por criarem a ilusão de tridimensionalidade usando a representação das sombras. Foi adotado como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, e os dados para a pesquisa foram coletados mediante um diário de campo, narrando as reações dos alunos durante a aplicação da sequência didática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Física-
Palavras-chave: dc.subjectÓptica geométrica-
Palavras-chave: dc.subjectSombras-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFísica (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectGeometrical optics - Education-
Palavras-chave: dc.subjectShades and shadows-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics (High school)-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Física-
Título: dc.titleUma proposta interdisciplinar para o ensino de óptica envolvendo a representação de sombras e penumbras nas artes visuais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.