Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Maria Ieda Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Paula Ávila | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Maria Jodailma | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:20:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:20:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18947 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672849 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso do teatro com seus jogos lúdicos, instrutivos, assimilações e interpretações como instrumento transformador e inovador no processo de aprendizagem significativo da língua portuguesa. A partir de uma pesquisa realizada numa escola estadual, com alunos de uma sala do nono ano, foi desenvolvida uma sequência de atividades com os jogos teatrais de Spolin e Boal, visando o ensino da língua, por meio do gênero textual artigo de opinião. A pesquisa mostrou que o teatro norteia um aprendizado no qual professores e alunos são protagonistas, o conhecimento é internalizado, absorvido pela vivência real e fictícia, desenvolvendo a criatividade e afetividade nas aulas da língua materna. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theater | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and languages - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | A interpretação teatral no processo de aprendizagem significativa da língua portuguesa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: