Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Elias Lira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Elias Lira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
Autor(es): dc.contributor | Agustini, Márcia Antonia Bartolomeu | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Fernanda Campos dos Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:20:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:20:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25856 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672839 | - |
Descrição: dc.description | When dealing with active methodologies of science teaching it is understood that it is the role of the teacher, adopting these approaches, no longer having an action of transmission of content and becoming a mediator of the teaching and learning process, transforming their own ways of thinking and also that of their students, stimulating selflearning and colearning as a way of acquiring skills , values, knowledge and attitudes. In this perspective, this research work had as main objective to present the active methodologies as a form of teaching and learning in science teaching. In order to meet the proposed objective, we proceeded with a bibliographic review research based on authors who have already discussed the subject. We analyzed 327 papers published between January 2000 and January 2020. There are several benefits obtained by bringing active methodologies for science teaching. However, this research did not intend to exhaust the theme, but rather to bring reflections on the importance and role of active methodologies in the science learning process. The fundamental use of active methodologies in science teaching is pointed out, prioritizing the participation of students together with teachers, because these methodologies help to improve the quality of teaching, besides creatively encouraging the development of students, at the same time, which open paths to new ways of thinking about teaching practice in Basic Education. | - |
Descrição: dc.description | Ao tratar de metodologias ativas de ensino de ciências entende-se que é papel do professor, ao adotar essas abordagens, deixar de ter uma ação de transmissão de conteúdos e passar a ser mediador do processo de ensino e aprendizagem, transformando seus próprios modos de pensar e também o de seus alunos, estimulando a autoaprendizagem e a co-aprendizagem como modo de aquisição de habilidades, valores, conhecimento e atitudes. Nesta perspectiva, este trabalho de pesquisa teve como principal objetivo apresentar as metodologias ativas como forma de ensino e aprendizagem no ensino ciências. Visando atender o objetivo proposto procedeu-se com pesquisa de revisão bibliográfica com base em autores que já discutiram sobre o assunto. Foram analisados 327 trabalhos publicados entre janeiro de 2000 e janeiro de 2020. Vários são os benefícios obtidos ao trazer as metodologias ativas para o ensino de ciências. Contudo, essa pesquisa não pretendeu esgotar o tema, mas sim trazer reflexões sobre a importância e o papel das metodologias ativas no processo de aprendizagem de ciência. Aponta-se como fundamental a utilização de metodologias ativas no ensino de ciência, priorizando a participação dos estudantes em conjunto com o docente, pois essas metodologias auxiliam a melhorar a qualidade do ensino, além de incentivar de modo criativo o desenvolvimento dos alunos, ao mesmo tempo, que abrem caminhos para novas maneiras de se pensar a prática de ensino na Educação Básica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Metodologias ativas no ensino de ciências: uma abordagem bibliográfica | - |
Título: dc.title | Active methodologies in science teaching: a bibliographic approach | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: