Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Cleber Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:20:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:20:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21193 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672825 | - |
Descrição: dc.description | A contextualização é um instrumento didático que possibilita ao estudante relacionar os conteúdos de química com seu cotidiano. Este trabalho teve o objetivo de verificar se os alunos dos três anos do ensino médio da rede pública da educação do campo no município de Ipiranga conseguem contextualizar os conteúdos de química, bem como observar as condições dos laboratórios de química e as metodologias empregadas pelos professores desta disciplina. Metodologicamente, a coleta de dados baseou-se na aplicação de um questionário. Os resultados apontaram que a maioria dos estudantes não consegue relacionar os conteúdos de química com seu cotidiano, pois afirmam que a disciplina de química tem como objetivo central preparar para o vestibular. Verificou-se que na maioria dos casos a metodologia mais empregada pelos professores de química está baseada na passividade dos alunos ou na utilização de exemplificação fenômenos do cotidiano para contextualização, não sendo realizadas aulas experimentais. Desta forma, o processo de ensino de química no âmbito desta pesquisa, não tem a abrangência ideal dos pcns, no que se refere á contextualização dos conteúdos de química. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | - |
Título: dc.title | Aplicação de métodos e técnicas para a contextualização ao ensino de química na educação do campo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: