Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9591-1960 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5266519228515641 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9591-1960 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5266519228515641 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Everaldo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0068-1670 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4732435096321874 | - |
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8453-0751 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6914975623530073 | - |
Autor(es): dc.creator | Zils, Tatiane Evangelista | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:19:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:19:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25312 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672815 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Caderno pedagógico: Biotecnologia dos probióticos: uma proposta na abordagem CTS para ensino de biologia na EJA | - |
Descrição: dc.description | This paper discusses the importance of activities focused on the ScienceTechnology-Society (STS) approach for Youth and Adult Education (YLE). The objective of the research was to evaluate the pedagogical contributions of a learning sequence in the STS approach about probiotic biotechnology, for YLE students, in Biology, of a state school in the city of Ponta Grossa/Paraná. The research is characterized as qualitative, action research, whose investigations involved planning and interference throughout the process. The activities were developed in 12 classhours, divided into three meetings of 4 class-hours, with notes taken by the researcher for later analysis. Data was also obtained from the application of two questionnaires, a survey questionnaire to analyze the students' prior knowledge, and, after the completion of the project, reapplied to find out the contributions of the sequence of activities. In addition to the materials developed, according to one of the specific objectives of the work, a Pedagogical Notebook was produced on the theme "Biotechnology of probiotics" containing suggestions and strategies for supporting material for Biology Teaching in YLE. The teaching methodologies articulated with the STS approach value collaborative learning and stimulate the formation of critical sense. Therefore, it is hoped that this material will help Biology teachers, adapting it to the needs of the community where it is inserted. Thus, it is possible to promote a more meaningful learning through problematization, allowing students to develop a critical sense and be more active in society. | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho discute a importância de atividades voltadas ao enfoque CiênciaTecnologia-Sociedade (CTS) para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo da pesquisa foi avaliar as contribuições pedagógicas de uma sequência de aprendizagem na abordagem CTS sobre biotecnologia dos probióticos, para alunos da EJA, em Biologia, de uma escola estadual no município de Ponta Grossa/Paraná. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, de pesquisa-ação, cujas investigações envolveram planejamento e interferência durante todo o processo. As atividades foram desenvolvidas em 12 horas-aula, divididas em três encontros de 4 horas-aula, com anotações realizadas pela pesquisadora para posterior análise. Obteve-se, também, dados a partir da aplicação de dois questionários, um de sondagem para analisar o conhecimento prévio dos alunos, e após a realização do projeto, reaplicado para saber as contribuições da sequência de atividades. Além dos materiais elaborados, em acordo com um dos objetivos específicos do trabalho, produziu-se um Caderno Pedagógico sobre o tema “Biotecnologia dos probióticos” contendo sugestões e estratégias de material de apoio ao Ensino de Biologia na EJA. As metodologias de ensino articuladas com a abordagem CTS valorizam a aprendizagem colaborativa e estimulam a formação do senso crítico. Portanto, espera-se que este material auxilie os professores de Biologia, adaptando às necessidades da comunidade onde está inserido. Assim, se consegue promover uma aprendizagem mais significativa por meio da problematização, possibilitando que os alunos desenvolvam um senso crítico e sejam mais atuantes na sociedade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microbiologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Probióticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microbiology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Probiotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Conceitos de microbiologia a partir de um contexto da biotecnologia dos probióticos: uma proposta na abordagem CTS para ensino de biologia na educação de jovens e adultos | - |
Título: dc.title | Microbiology concepts from a biotechnology context of probiotics: a proposal in the CTS approach for teaching biology in youth and adult education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: