Tornar-­se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSehn, Elizandra-
Autor(es): dc.contributorSehn, Elizandra-
Autor(es): dc.contributorScherpinski, Neusa Idick-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Adriano Hidalgo-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Thaís Joana Tito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:19:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:19:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26790-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672787-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to address the process of becoming a teacher through the perspective of experience as: acting/not acting in teaching, considering the sense of experience attributed by Larrosa. And so, by investigating how the resonances and crossings produced by the experiences shared in the meeting of such experiences affect and mobilize powers that lead to approaches and distances regarding the teaching exercise. This objective directed the problem to the following question: how to become a teacher in the face of uncertainties regarding the teaching exercise, in a context that shows itself to be inhospitable. As a theoretical reference, the Philosophy of Difference, the policies of subjectivation and the studies of contemporary philosophers and the theoretical investigations of education in Brazil were adopted. These, by means of a bibliographic and exploratory research, in which cartography studies are used, enable the construction of reflexive thinking about the proposed theme and objective.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem o intuito de versar sobre o processo de tornar-­se professor/a por meio da perspectiva da experiência como: atuante/não atuante na docência, considerando o sentido de experiência atribuído por Larrosa. E assim, pautando­-se por investigar o modo com que as ressonâncias e atravessamentos produzidas pelas experiências partilhadas no encontro de tais vivências, afetam e, mobilizam potências que direcionam a aproximações e distanciamentos quanto ao exercício docente. Este objetivo, direcionou a problemática ao seguinte questionamento: como tornar­-se professor/a diante de incertezas quanto ao exercício da docência, frente a um contexto que se mostra inóspito? Como referencial teórico, foi adotada a Filosofia da diferença, as políticas de subjetivação e os estudos dos filósofos contemporâneos e as investigações teóricas da educação no Brasil. Os quais, por meio de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, na qual utiliza­-se os estudos da cartografia, viabilizam a construção do pensamento reflexivo acerca da temática e objetivo propostos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectSchool environment-
Palavras-chave: dc.subjectExperience-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleTornar-­se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente-
Título: dc.titleBecoming a teacher: possible paths between approaches and distances from the teaching experience-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.