Análise das ações de educação ambiental realizadas nas escolas da rede municipal de Pirassununga/SP entre os anos de 2013 a 2015

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFriedrich, Leidi Cecilia-
Autor(es): dc.contributorFriedrich, Leidi Cecilia-
Autor(es): dc.contributorFriedrich, Leidi Cecilia-
Autor(es): dc.contributorFriedrich, Leidi Cecilia-
Autor(es): dc.creatorCorradi, Luana Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:19:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:19:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22140-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672768-
Descrição: dc.descriptionThis work implies reflecting on the importance of science education focused on environmental education and monitor the development of environmental education in the years 2013 to 2015 in municipal schools in the city of Pirassununga / SP. Environmental education whose first awareness of the entire school community to build the knowledge and critical and transformative vision in students about environmental problems, making them conscious citizens capable of acting in favor of actions that benefit themselves and future generations . The research was conducted in a qualitative approach, in order to check the curriculum of Sciences of school units of the Municipal Pirassununga, with regard to proposals for environmental education projects (EA), analyzing the feasibility and indication of execution. The research was qualitative in nature and for analysis and data collection was used documentary analysis of Sciences Curriculum, interviews with the pedagogical direction and coordination of 36 school units (EU) of the municipality. Research deepened based on the history of environmental education in Brazil, environmental problems, the water crisis in 2014 and there was what kind of actions were carried out in schools to educate students. It was used as a basis for analysis of this research documents: Law of Directives and Bases of National Education. Law No. 9.394 of December 20, 1996, National Curriculum Parameters of Basic Education (1997) and Law No. 9795 of 27 April 1999. It has about environmental education, establishing the National Environmental Education Policy and other measures. In accordance with the studies it was concluded that environmental education should be worked in an interdisciplinary way and not in isolation. It was found that environmental education in Pirassununga requires a greater commitment by the Education Department to be widely publicized and discussed in schools in order to attract more actions involving the whole school community, and that these actions are not restricted to classrooms.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho implica em refletir sobre a importância do ensino de ciências voltado para a educação ambiental e acompanhar o desenvolvimento da Educação Ambiental nos anos de 2013 à 2015 nas escolas municipais da cidade de Pirassununga/SP. A educação ambiental que tem como princípio a conscientização de toda comunidade escolar para a construção do conhecimento e visão crítica e transformadora nos educandos acerca dos problemas ambientais, tornando-os cidadãos conscientes capazes de agir em prol de ações que beneficiem a si e as gerações futuras. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, com objetivo de verificar o Currículo de Ciências das Unidades escolares da Rede Municipal de Pirassununga, no que se refere às propostas de projetos de Educação Ambiental (E.A.), analisando a viabilidade e a indicação de execução. A pesquisa foi de cunho qualitativo e para análise e coleta de dados utilizou-se análise documental do Currículo de Ciências, entrevistas com a Direção e coordenação pedagógica das 36 Unidades Escolares (U.E.) do município. Aprofundou-se a pesquisa tendo como base o Histórico da Educação Ambiental no Brasil, os problemas ambientais, a crise hídrica de 2014 e verificou-se quais tipos de ações foram realizadas nas escolas para conscientizar os estudantes. Utilizou-se como base para análise desta pesquisa os documentos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (1997) e a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. De acordo, com os estudos concluiu-se que a educação ambiental deverá ser trabalhada de forma interdisciplinar e não de maneira isolada. Verificou-se que a educação ambiental em Pirassununga necessita de um comprometimento maior por parte da Secretaria da Educação para que seja amplamente divulgada e abordada nas escolas de forma a atrair mais ações que envolvam toda a comunidade escolar, e que estas ações não fiquem restritas às salas de aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectConscientização-
Palavras-chave: dc.subjectGestão ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectConservação da natureza-
Palavras-chave: dc.subjectAwareness-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental management-
Palavras-chave: dc.subjectNature conservation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleAnálise das ações de educação ambiental realizadas nas escolas da rede municipal de Pirassununga/SP entre os anos de 2013 a 2015-
Título: dc.titleAnalysis of environmental education actions taken in municipal schools of Pirassununga / SP between the years 2013 to 2015-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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