Criação e utilização de quadrinhos como proposta de aprendizagem no ensino de química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Edimir Andrade-
Autor(es): dc.creatorOselame, Cleiton José-
Autor(es): dc.creatorMelo, Leonardo Wilezelek Soares de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:19:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:19:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14854-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672756-
Descrição: dc.descriptionResearch in teaching chemistry developed most notably in the last thirty years and increasingly seeks to change a paradigm that learning is accomplished only through verbal information, leaving the visual representations in the background. In this sense, view becomes crucial considering the need for students to visualize scientific models established. Cartoons and comics can be an important teaching tool and visual information, as part of people's culture since its formation as readers to adulthood. Its use goes beyond just a hobby, been increasingly used both in primary and secondary education, as in selective processes. This work aimed to the creation of comics, using the platform of the ToonDoo website, referring to the content of high school chemistry and formulation of issues with students in order to stimulate further critical questioning, curiosity and interest in reading. The use of mood through comics demonstrated to be a viable tool in the learning process, both for the ease of access to information as the acceptance of students to work it.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa no ensino de química desenvolveu-se com maior destaque nos últimos trinta anos e, cada vez mais, busca-se alterar um paradigma de que o aprendizado é realizado apenas através de informação verbal, deixando as representações visuais em segundo plano. Nesse sentido, a visualização torna-se fundamental, considerando a necessidade dos alunos em visualizar modelos científicos estabelecidos. As charges, cartuns e quadrinhos podem vir ser uma importante ferramenta didática como informação visual, já que fazem parte da cultura das pessoas desde sua formação como leitores até a vida adulta. Sua utilização vai além de apenas um passatempo, vindo a ser cada vez mais utilizadas tanto nos ensinos fundamental e médio, quanto em processos seletivos. Este trabalho objetivou-se na criação de quadrinhos, utilizando a plataforma do site ToonDoo, referentes aos conteúdos de química do ensino médio e na formulação de questões com intuito de estimular nos alunos um maior questionamento crítico, curiosidade e interesse pela leitura. A utilização do humor através dos quadrinhos demonstrou ser uma ferramenta viável no processo de ensino-aprendizagem, tanto pela facilidade ao acesso à informação quanto pela aceitação dos alunos para com o trabalho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Prática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades criativas na sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Student teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectCreative activities and seat work-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Química-
Título: dc.titleCriação e utilização de quadrinhos como proposta de aprendizagem no ensino de química-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.