Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kovaleski, João Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4238962623790586 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tebcherani, Sergio Mazurek | - |
Autor(es): dc.contributor | Frasson, Antonio Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Gaia, Silvia | - |
Autor(es): dc.contributor | Kovaleski, João Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Heron Conrado do Carmo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:19:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:19:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 4999-12-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-08-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3680 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672710 | - |
Descrição: dc.description | From a scientific inquiry, this research tried to identify in the private Institutions of Higher Education (IHE) of the Southwest region in São Paulo State, in theirInstitutional Development Planning management (IDP) the practiced technology transference mechanisms by the IHE in study in the relation IHE-COMPANIES. The IHE, are by excellence, organizations and have as their main objective the education, the research and the extension according to their administrative organization. The growth of that segment of education, specially the private IHE, from the Law of Directives and Bases of the National Education (LDB) (Law 9394/96), brought the need of the planning for the IHE, since they started to deal with the competition, and to the competitiveness of market. The IDP is a plan, a programming for the growth of the IHE or to fortify their action, according to the objective, institutional mission, strategies that involves not just the administrative sector, but also the academic sector. The IDP aims to develop the IHE. The field research was carried out with a qualitative approach of interpretative nature through questionnaires and direct or personal observations. They were carried out questionings with the IHE’s managers. From then the analyses were subdivided into four groups: knowing the profile of the private IHE in study according to their administrative organization before the Ministry of Education and Culture; identifying the existence of the IDP in the IHE in tudy; verifying if the IDP contemplates some kind of relationship between IHECOMPANIES; identifying the mechanisms of relationship between IHE-COMPANIES that characterizes the transference of technology. The research revealed that the IHE present the IDP as instrument of management. They know the importance of the technology for competitive capacity of the IHE, as the mechanisms of relation between IHE-COMPANIES and transference of technology, but there are big difficulties to be transposed for the success of the relationship IHE-COMPANY and the improvement of the technology transference mechanisms. | - |
Descrição: dc.description | A partir de uma investigação científica, buscou identificar nas Instituições de Ensino Superior (IES) particulares da região Sudoeste do Estado de São Paulo, no seu instrumento de gestão Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) os mecanismos de transferência de tecnologia praticado pelas IES em estudo na relação IESempresas. As IES, são por excelência, organizações e têm como objetivo o ensino, a pesquisa e a extensão conforme sua organização administrativa. O crescimento desse segmento de ensino, especialmente as IES particulares, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei 9394/96), trouxe a necessidade do planejamento para as IES, uma vez que estas passam a lidar com a concorrência, e a competitividade de mercado. O PDI é um plano, uma programação para que a IES possa crescer ou fortalecer-se em sua atuação, de acordo com sua missão institucional, objetivos, estratégias e planos de ação que envolve não apenas o setor administrativo, mas também o setor acadêmico. O PDI visa desenvolver a IES. A pesquisa de campo foi realizada com uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa através de questionários e observações diretas ou pessoais. Foram realizados questionamentos junto aos gestores das IES. A partir daí constituiu-se as análises subdivididas em quatro grupos: conhecer o perfil das IES particulares em estudo em função de sua organização administrativa perante o MEC; identificar a existência do PDI nas IES em estudo; verificar se o PDI contempla algum tipo de relacionamento entre IES-empresas; identificar os mecanismos de relacionamento entre IES-empresas, que caracterize a transferência de tecnologia. A pesquisa revelou que as IES apresentam PDI como instrumento de gestão, tem conhecimento da importância da tecnologia para capacidade competitiva das IES, entre os quais os mecanismos de relação entre IES-empresas e transferência de tecnologia, mas existem grandes dificuldades a serem transposta para o sucesso do relacionamento IES-empresa e o aprimoramento dos mecanismos de transferência de tecnologia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transferência de tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades particulares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology transfer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Private universities and colleges | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de Produção | - |
Título: dc.title | Gestão e transferência de tecnologia entre instituições de ensino superior particulares e empresas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: