Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sereia, Diesse Aparecida de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Casali, Carlos Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Sereia, Diesse Aparecida de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Bogoni, Raquel Fernanda | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Luyza de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:19:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:19:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11108 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672708 | - |
Descrição: dc.description | With the increase environmental degradation on account of anthropic interference, the concern with the relation society-nature has promoted several sustainable actions through Environmental Education. In this way, reductionist practices of consumption and the reuse of waste helps to think about the current capitalist model. The present work has as objective to promote the integrated management of solid waste, approaching the theme of Environmental Education at school in the county of São Jorge D'Oeste. The study had quantitative-qualitative character, where search was carried out through questionnaires, mental maps and analysis of the amount of organic waste produced and wasted at school in the afternoon period. After the collection of the amount of solid waste produced in the school, lectures were developed approaching the topics as: solid waste concept; composting; Environmental problems related to the erroneous waste disposal; the benefits separation of waste into the environment and public health; and sustainability. In addition, alternatives have been proposed to work with organic and paper waste. The results obtained showed that the actions developed contributed to raise about of the problems of waste generation and their correct destination. As well, they promoted changes of habits in the school local. However, it is important that the development of Environmental Education actions are carried out continuously in school, with the purpose of helping at learning, by promoting numerous benefits for school and the environment. | - |
Descrição: dc.description | Com o aumento da degradação ambiental devido a interferência antrópica, a preocupação com a relação sociedade-natureza vem promovendo diversas ações sustentáveis através da Educação Ambiental. Dessa forma, práticas reducionistas do consumo e a reutilização de resíduos auxilia a pensar o atual modelo capitalista. O presente trabalho teve como objetivo promover a gestão integrada dos resíduos sólidos, abordando a temática de Educação Ambiental em uma escola do município de São Jorge D’Oeste. O estudo teve cunho quanti-qualitativo, onde a coleta de dados ocorreu por meio de questionários, de mapas mentais e da análise da quantidade de resíduos orgânicos produzidos e desperdiçados no período vespertino na escola. A partir da coleta da quantidade de resíduos sólidos produzido na escola foram desenvolvidas palestras abordando temas como: conceito de resíduos sólidos; compostagem; problemas ambientais relacionados ao descarte errôneo dos resíduos; benefícios da separação de resíduos para o meio ambiente e para a saúde pública; e sustentabilidade. Além disso, foram propostas alternativas para trabalhar com os resíduos orgânicos e os resíduos de papel. Os resultados obtidos mostraram que as ações desenvolvidas auxiliaram na sensibilização dos problemas de geração de resíduos e sua destinação correta, como também, promoveram mudanças de hábitos no ambiente escolar. Contudo, é importante que ocorra o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental de maneira contínua na escola, com o propósito de auxiliar na aprendizagem promovendo inúmero benefícios para a escola e para o meio ambiente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | A educação ambiental em uma escola pública como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável | - |
Título: dc.title | Environmental education in a public school as a tool for sustainable development | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: