Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
Autor(es): dc.creator | Pataro, Ricardo Portes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:19:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:19:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22116 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672689 | - |
Descrição: dc.description | This work aimed to study the mathematical modeling applied to the teaching of Sciences, more precisely that of Physics. The research was carried out with a first year class, in which a problem or an experiment that needed an explanatory mathematical model for its solution is presented for investigation. It was analyzed the manifestation of cognitive abilities presented by the students and the behavior of the students according to the degree of freedom given during the experimentation. The modeling was presented as an interesting alternative for the teaching of Physics in activities with investigative bias and as a stimulus for scientific training. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho objetivou estudar a modelagem matemática aplicada ao ensino de Ciências, mais precisamente o de Física. A pesquisa foi realizada com uma turma de primeiro ano, na qual um problema ou uma experimentação que necessitasse de um modelo matemático explicativo para sua solução é apresentado para investigação. Analisou-se a manifestação de habilidades cognitivas apresentadas pelos estudantes e o comportamento dos alunos de acordo com o grau de liberdade dado durante a experimentação. A modelagem apresentou-se ser uma alternativa interessante para o ensino de Física em atividades com viés investigativo e como estímulo à formação científica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A modelagem matemática como artifício estruturador do pensamento científico | - |
Título: dc.title | Mathematical modeling as a structuring artifact of physical thinking | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: