Confecção e utilização de materiais lúdicos como ferramentas para a aprendizagem na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorGómez, Magela Reny Fonticiella-
Autor(es): dc.creatorSilva, Rosani Minchiguerre da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:19:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:19:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21151-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672675-
Descrição: dc.descriptionThis paper at first, through a bibliographical survey, this study introduces an historical, social, and legislative analysis of the establishment of the first childhood education institutions in Brazil and the service provided by them. The training of early childhood education teachers was also presented based on the study of childhood characteristics for the training of teachers in order to establish an appropriate profile for teachers working in early childhood education. The difficulties in the teaching and learning processes are discussed in this work aiming at contributing to the understanding that both the sides (teacher and student) may be held responsible for not learning. The methodologies involving playfulness are presented as important tools for the work of teachers in overcoming these obstacles that interfere with teaching and learning. The knowledge on their users and the development and use of pedagogical resources in their classes are highlighted in the functions involving the role of teachers as strategists. The importance and practicability of the use of these resources is the main object of this study. Complementing the research on the development and use of pedagogical resources as learning tools in early child education, the results obtained were analyzed by means of a survey conducted in a Municipal Childhood Education Center in the city of Umuarama – PR. The analysis of results evidenced that the practice of developing and using these tools for learning is very developed in the education institution and valued for use in the classroom, favoring the work of the teacher and the learning of the child. The final considerations show that the development of pedagogical materials is presented as an important educational tool for the meaningful learning. The practice and recognition by childhood education teachers of the importance and practicability of the development and use of pedagogical resources, as well as an understanding that these resources help them in their daily practice.-
Descrição: dc.descriptionInicialmente, através de um levantamento bibliográfico, este artigo introduz uma análise histórica, social e legislativa a respeito da instauração das primeiras instituições de Educação Infantil no Brasil, assim como o atendimento prestado. Também evidenciou-se apresentar a formação do professor de Educação Infantil, partindo do estudo das características da infância para a formação docente, afim de constituir um perfil apropriado para os professores que atendem crianças pequenas. As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem são discutidas neste trabalho de modo a contribuir para o entendimento de que ambos os lados (professor e aluno) podem ser responsabilizados pela não aprendizagem. Na superação destes empecilhos que interferem no ensino e aprendizagem as metodologias que envolvem a ludicidade apresentam-se como importantes ferramentas para o trabalho do professor. Nas funções que envolvem o papel do professor como estrategista destacase o conhecimento da sua clientela e a confecção e utilização de materiais pedagógicos em suas aulas. A importância e viabilidade do uso destes recursos é o principal objeto deste estudo. Complementando a pesquisa acerca da confecção e utilização de materiais lúdicos como ferramentas para a aprendizagem na Educação Infantil, analisou-se resultados obtidos, por meio de uma pesquisa realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Umuarama – PR. A análise dos resultados evidenciou que a prática de desenvolver e utilizar essas ferramentas para a aprendizagem é muito desenvolvida na instituição de ensino e valorizada para uso em sala de aula, favorecendo o trabalho do professor e a aprendizagem da criança. As considerações finais mostram que o desenvolvimento de materiais pedagógicos é apresentado como uma ferramenta educacional importante para a aprendizagem significativa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Exercícios e jogos-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSchools - Exercises and recreations-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleConfecção e utilização de materiais lúdicos como ferramentas para a aprendizagem na educação infantil-
Título: dc.titleDevelopment and use of pedagogical resources: learning tools in early childhood education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.