A percepção do aluno de administração de uma faculdade da região sudoeste do Paraná em relação a si próprio, aos discentes, aos docentes e ao seu curso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGiasson, Oldair Roberto-
Autor(es): dc.contributorGiasson, Oldair Roberto-
Autor(es): dc.contributorRubbo, Priscila-
Autor(es): dc.contributorValmorbida, Sandra Mara-
Autor(es): dc.creatorDagani, Silvana da Luz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:19:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:19:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25787-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672650-
Descrição: dc.descriptionThis work had as theme the Higher Education in Brazil, which registered a great expansion in the last decades. The achievement of a constant improvement in the quality of education should be considered of paramount importance by Higher Education Institutions, as well as by the courses’ coordinators and by students and teachers. Consequently, there is an increase in advertising in this field and the need for adequate quality assessment mechanisms to guide students and managers and methods of choosing and improving educational services. This monograph aimed at identifying the student's perception of himself, the other students, the teachers and the Administration course of a private higher education institution in the southwestern region of Paraná. The study, in its nature began with the type of descriptive research, with a broad degree of generalization, in which the conclusions take into account the set of variables on the investigation. The research instrument for data collection proposed was a structured questionnaire, replicated and adapted from the article of Luciano Gonzaga Vanderley, presented at the congress Vlll Convibra 2011 and it was divided into three parts: initially questions about the profile of the students; then five qualitative questions to get acquainted with the students' perceptions, such as reasons for choosing a higher education course and to opt for the course of administration, favorable and unfavorable aspects of the course, and to request ideas for course improvements; and, finally, four quantitative questions for assessing students through a grading scale. The studied HEI - Higher Education Institution -has, in its Administration Course, 150 undergraduate students. The total sample of the questionnaires handed out and answered was 59. After data collection through the answered questionnaires, a manual process was initialized to separate answers in common and then they were included in spreadsheets for tabulation performed afterwards using Microsoft Office Excel. The main results obtained by the analysis of the data allowed to de fine that the undergraduate students profile is 64% female and 36% male and that 85% of the students work nowadays. The main reasons for the students to choose the course and to go for higher education are the search for development, growth and professional achievement and the development of entrepreneurial vision. The most cited suggestions were an increase of practical classes during the course, which is consistent with the result of the question of unfavorable aspects, among which is the excess of theory as the main discontent. The conclusions were based on the data obtained and made it possible for the proposed objectives to be reached.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática o Ensino Superior no Brasil, que registrou uma grande expansão nas últimas décadas. A obtenção de uma constante melhora na qualidade do ensino deve ser considerada de suma importância pelas Instituições de Ensino Superior, assim como pelas coordenações de cursos e pela discência e docência. Em consequência nota-se um aumento na publicidade no setor e a necessidade de mecanismos de avaliação da qualidade adequados para orientação de alunos e gestores e de métodos de escolha e aprimoramento dos serviços educacionais. A monografia proposta objetivou a identificação da percepção do aluno em relação a si próprio, aos demais alunos, aos professores e ao curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior da região sudoeste do Paraná.O estudo, quanto à natureza, se iniciou através do tipo de pesquisa descritiva, com amplo grau de generalização, em que as conclusões levam em conta o conjunto de variáveis sobre a investigação. O instrumento de pesquisa para coleta de dados proposto foi um questionário estruturado, replicado e adaptado do artigo de Luciano Gonzaga Vanderley, apresentado no congresso Vlll Convibra 2011 e foi dividido em três partes: inicialmente questões sobre o perfil dos alunos, em seguida, cinco questões qualitativas para inteirar-se da percepção dos alunos, tais como motivos pela escolha da realização de um curso superior e de optar pelo curso de administração, aspectos favoráveis e desfavoráveis do curso, além de solicitar ideias para melhorias do curso, e, por fim, quatro questões para constatar a avaliação dos alunos através de uma escala de notas. A IES pesquisada conta, em sua totalidade no curso de administração, com 150 graduandos. A amostra total de questionários entregues e respondidos foi de 59 unidades. Após a coleta dos dados através dos questionários respondidos iniciou-se o processo de separação de respostas em comum manualmente e, posteriormente, foi feita a inclusão delas em planilhas para a tabulação realizada através do Software Microsoft Office Excel. Os principais resultados obtidos pela análise dos dados permitiram definir que o perfil dos graduandos é 64% feminino e 36% masculino e que cerca de 85% trabalham atualmente. Os principais motivos dos alunos para escolher o curso e fazer o ensino superior são a procura pelo desenvolvimento, crescimento e realização profissional e o desenvolvimento de visão empreendedora. As sugestões mais citadas foram um aumento de aulas práticas durante o curso, o que condiz com o resultado da questão dos aspectos desfavoráveis, dentre os quais está o excesso de teoria como principal descontentamento. As conclusões basearam-se nos dados obtidos e proporcionaram o alcance dos objetivos propostos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherGestão Contábil e Financeira-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitários-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Palavras-chave: dc.subjectUniversities and colleges-
Palavras-chave: dc.subjectCollege students-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectPerception-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS-
Título: dc.titleA percepção do aluno de administração de uma faculdade da região sudoeste do Paraná em relação a si próprio, aos discentes, aos docentes e ao seu curso-
Título: dc.titleThe administration student's perception of a college in the southwestern region of Paraná in relation to himself, to the students, to the teachers and to his course-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.