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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Peres, Fabiano Moreno | - |
Autor(es): dc.contributor | Lombardi Neto, Amadeu | - |
Autor(es): dc.contributor | Brondino, Odney Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Peres, Fabiano Moreno | - |
Autor(es): dc.creator | Fazan, Alexandre Henrique Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:19:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:19:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24158 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672618 | - |
Descrição: dc.description | In the last decades, advanced high-strength steels have become relevant for the automotive industry, mainly in the construction of structural safety elements and for environmental reasons, as they favor the construction of lighter and more economical vehicles. This assignment aims to present steel with a plasticity effect induced by phase transformation, called the TRIP effect, highlighting its advantages and limitations for application in the automobile industry. It was necessary to explain the steel hardening mechanisms in general, in order to later counter the difference in relation to the mechanisms used by TRIP steels. For these steels, there is a need for a rigorous control of the alloy elements, since they directly influence processing conditions and the metastable phase balance. In addition, some methods of producing these steels were investigated as well as the history of scientific research and the economic outlook. As results obtained, the exponential character of the number of publications of articles related to TRIP steels demonstrates its current relevance, which is reflected in the rising high strength steel market. The effort to develop new production/processing methods, although TRIP steel is not the latest high strength steel, shows its industrial importance. It can be seen that the development of TRIP steels is still being carried out, and new opportunities for obtaining new alloys, production processes, and applications are currently growing. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho visa apresentar o aço com efeito de plasticidade induzida por transformação de fase, denominado por efeito TRIP, ressaltando suas vantagens e limitações para aplicação na indústria automobilística. Nas últimas décadas os aços avançados de alta resistência tornaram-se relevantes para a indústria automobilística, principalmente na construção de elementos estruturais de segurança e por questões ambientais, na medida em que favorecem a construção de veículos mais leves e econômicos. Fez-se necessário apresentar os mecanismos de endurecimento dos aços em geral, para posteriormente contrapor a diferença em relação aos mecanismos utilizados pelos aços TRIP. Para esses aços há a necessidade de um rigoroso controle dos elementos de liga, uma vez que influenciam diretamente em condições de processamento e no equilíbrio metaestável de fases. Além disso, foram investigados alguns métodos de produção desses aços além do histórico de pesquisa científica e panorama econômico. Como resultados obtidos, o caráter exponencial do número de publicações de artigos relacionados aos aços TRIP demonstram a sua relevância atual, cujo reflexo é observado no mercado de aços de alta resistência em ascensão. O esforço no desenvolvimento de novos métodos de produção/processamento, embora os aços TRIP não sejam os aços de alta resistência mais recentes, denota sua importância industrial. Pode-se observar que o desenvolvimento dos aços TRIP ainda está sendo realizado, e novas oportunidades para obtenção de novas ligas, processos de produção e aplicações estão em crescimento atualmente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Materiais | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aço | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aço de alta resistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metais - Propriedades mecânicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria automobilística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Steel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Steel, High strength | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metals - Mechanical properties | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automobile industry and trade | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA | - |
Título: dc.title | Estudo da aplicabilidade dos aços TRIP na indústria automobilística | - |
Título: dc.title | Study of the applicability of TRIP steels in the automobile industry | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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