Inclusão escolar e o ensino de Ciências

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKovalski, Mara Luciane-
Autor(es): dc.contributorCeolato, Izaura Maria-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Renan De Bastos-
Autor(es): dc.contributorKovalski, Mara Luciane-
Autor(es): dc.contributorBetti, Dulcineia-
Autor(es): dc.creatorLocatelli, kátia Juliana Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:19:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:19:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11027-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672582-
Descrição: dc.descriptionThis research had as objective to investigate the process of Inclusive Education in a State School of the municipality of Dois Vizinhos. The research was carried out regarding the number of students included, the needs they present and the methodologies used by the school to apply to the students included. Initially the work traces a brief history of Inclusive Education, addressing how the inclusion process was initiated worldwide, then as it was in Brazil and later as it occurred in the State of Paraná. The inclusion of students with special educational needs in the regular school system has become compulsory and regulated by Law. Therefore, the present study proposed the collection of data using questionnaires, interviews and field diaries. The questionnaires were applied to teachers who are in charge of the regular classes of Science and Biology and to teachers who support the students with special educational needs. The interviews were applied to the teacher of the multifunctional resources room and to the pedagogical team. The field diary was used for notes of the daily observations working with the included students. Data analysis was performed using the qualitative method. The school has 52 students enrolled, these students attend the multifunctional resource room in the opposite period of regular education. In this space there are various games and teaching materials in order to provide a diversified learning environment. After the data collection, games were developed to teach science to be applied to students with special educational needs, facilitating the understanding of the content proposed in the curriculum. Through this study it is emphasized that it is possible to provide quality education to all, if each plays its part within the school community. The observed school is constantly changing to better serve students with special educational needs.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de Educação Inclusiva em uma Escola Estadual do município de Dois Vizinhos. A investigação deu-se quanto ao número de alunos inclusos, as necessidades que os mesmos apresentam e as metodologias utilizadas pela escola para aplicar aos alunos inclusos. Inicialmente o trabalho traça um breve histórico da Educação Inclusiva, abordando como se iniciou a nível mundial o processo de inclusão, em seguida como foi no Brasil e posteriormente como ocorreu no Estado do Paraná. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino tornou-se obrigatória e regulamentada por Lei. Sendo assim o presente estudo propôs a coleta de dados onde se utilizou de questionários, entrevistas e diário de campo. Os questionários foram aplicados para professores regentes das turmas regulares de Ciências e Biologia e para professores de apoio dos alunos com necessidades educacionais especiais. As entrevistas foram aplicadas para a professora da sala de recursos multifuncionais e para a equipe pedagógica. O diário de campo foi utilizado para anotações das observações diárias trabalhas com os alunos inclusos. A análise dos dados foi realizada pelo método qualitativo. A escola apresenta 52 alunos inclusos matriculados, esses alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais no período contra turno do ensino regular. Nesse espaço estão presentes diversos jogos e materiais didáticos a fim de proporcionar um ambiente de ensino aprendizado diversificado. Após a coleta de dados desenvolveu-se jogos voltados ao Ensino de Ciências para ser aplicado aos alunos com necessidades educacionais especiais, facilitando o entendimento do conteúdo proposto na grade curricular. Através desse estudo destaca-se que é possível proporcionar um ensino de qualidade a todos, se cada um desempenhar seu papel dentro da comunidade escolar. À escola observada está em constante transformação para melhor atender os alunos com necessidades especiais educacionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherCurso de Licenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleInclusão escolar e o ensino de Ciências-
Título: dc.titleSchool inclusion and Science teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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