Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bridi, Jamile Cristina Ajub | - |
Autor(es): dc.contributor | Bridi, Jamile Cristina Ajub | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Flávia Dias de | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Mariângela Kretzer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:19:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:19:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19945 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672536 | - |
Descrição: dc.description | This study had as a research proposal to analyze the challenges and possibilities of using the internet in the pedagogical process of a private school in Florianópolis / SC, in the year 2018. It was developed from a qualitative approach, which studied the group of elementary school teachers in the 3rd and 4th years. For that, the content of interviews with the teachers of those years was analyzed. The results of the research indicate that they use the internet in the classroom and are properly trained. It was identified that the college is equipped with several technological resources, among them, digital slate and 3D frame. The research pointed to several contributions, among them: innovation, speed, ease, interaction and availability of online content. It was evidenced that, in both planning and pedagogical didactics, the internet contributed to the teaching-learning process, since the development of activities takes place without the need to use the chalkboard and copies in the notebooks. For future work, it is suggested to investigate the use of the Internet in teaching-learning from the perspective of the students. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como proposta de pesquisa analisar os desafios e as possibilidades de utilização da internet no processo pedagógico de um colégio da rede privada de Florianópolis/SC, no ano de 2018. Foi desenvolvido a partir de um enfoque qualitativo, que estudou o grupo de professores do ensino fundamental do 3o e 4o anos. Para tanto, foi analisado o conteúdo de entrevistas realizadas com os professores desses anos. Os resultados da pesquisa apontam que eles utilizam a internet em sala de aula e estão devidamente capacitados. Identificou-se que o colégio está equipado com diversos recursos tecnológicos, dentre eles, lousa digital e quadro 3D. A pesquisa apontou várias contribuições, dentre elas: inovação, rapidez, facilidade, interação e disponibilidade de conteúdos online. Ficou evidenciado que, tanto no planejamento, quanto na didática pedagógica, a internet contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem, pois o desenvolvimento das atividades acontecem sem a necessidade de utilização do quadro de giz e de cópias nos cadernos. Para trabalhos futuros, sugere-se investigar o uso da internet no ensino-aprendizagem sob a ótica dos alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A internet e o processo de ensino-aprendizagem em um colégio no ensino fundamental | - |
Título: dc.title | The internet and the teaching-learning process in a primary school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: