Adaptação de um modelo de programação linear para a distribuição de carga horária de Professores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Levi Lopes-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Levi Lopes-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Samuel Bellido-
Autor(es): dc.contributorWeber, Pedro Elton-
Autor(es): dc.creatorSlongo, Vanessa Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:19:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:19:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13129-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672527-
Descrição: dc.descriptionThe timetabling problem is part of the routine of educational institutions, and can present varied structures in different schools, even within the same country or educational system. This paper proposes to present a linear programming model able to help building the schedule of a elementary and high schoolschool in the West of Paraná. The identification of the aspects to be considered in the model was given through interviews with those responsible for building the current schedule. Two models were proposed, which were solved using branch-and-bound method on LINGO software. Later, it was evaluated the possibility of using the obtained results, comparing the handmade schedule with the shedule obtained through the models. Both models proved capable of generating quality solutions to the problem.-
Descrição: dc.descriptionO problema de programação de horários faz parte do cotidiano das instituições de ensino, podendo apresentar estruturas variadas em diferentes escolas, mesmo dentro do mesmo país ou sistema educacional. Este trabalho se propôs a apresentar um modelo de programação linear que auxilie a elaboração de grades horárias de uma escola estadual no Oeste do Paraná. A identificação dos aspectos a serem considerados no modelo se deu através de entrevistas com os responsáveis pela elaboração da grade atual da escola. Foram propostos dois modelos, os quais foram solucionados por meio do método branch-and-bound com a utilização do software LINGO. Posteriormente avaliou-se a possiblidade da utilização dos resultados obtidos, realizando a comparação da grade horária elaborada manualmente com a programação obtida mediante os modelos. Ambos os modelos se mostraram capazes de gerar soluções de qualidade para o problema.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa operacional-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectOperations research-
Palavras-chave: dc.subjectSchools-
Palavras-chave: dc.subjectEducational evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAdaptação de um modelo de programação linear para a distribuição de carga horária de Professores-
Título: dc.titleLinear programming model adaptation aiming teachers’ workload distribution-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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