Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Levi Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Levi Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Samuel Bellido | - |
Autor(es): dc.contributor | Weber, Pedro Elton | - |
Autor(es): dc.creator | Slongo, Vanessa Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:19:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:19:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13129 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672527 | - |
Descrição: dc.description | The timetabling problem is part of the routine of educational institutions, and can present varied structures in different schools, even within the same country or educational system. This paper proposes to present a linear programming model able to help building the schedule of a elementary and high schoolschool in the West of Paraná. The identification of the aspects to be considered in the model was given through interviews with those responsible for building the current schedule. Two models were proposed, which were solved using branch-and-bound method on LINGO software. Later, it was evaluated the possibility of using the obtained results, comparing the handmade schedule with the shedule obtained through the models. Both models proved capable of generating quality solutions to the problem. | - |
Descrição: dc.description | O problema de programação de horários faz parte do cotidiano das instituições de ensino, podendo apresentar estruturas variadas em diferentes escolas, mesmo dentro do mesmo país ou sistema educacional. Este trabalho se propôs a apresentar um modelo de programação linear que auxilie a elaboração de grades horárias de uma escola estadual no Oeste do Paraná. A identificação dos aspectos a serem considerados no modelo se deu através de entrevistas com os responsáveis pela elaboração da grade atual da escola. Foram propostos dois modelos, os quais foram solucionados por meio do método branch-and-bound com a utilização do software LINGO. Posteriormente avaliou-se a possiblidade da utilização dos resultados obtidos, realizando a comparação da grade horária elaborada manualmente com a programação obtida mediante os modelos. Ambos os modelos se mostraram capazes de gerar soluções de qualidade para o problema. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa operacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Operations research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | Adaptação de um modelo de programação linear para a distribuição de carga horária de Professores | - |
Título: dc.title | Linear programming model adaptation aiming teachers’ workload distribution | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: