Aplicação de métodos de previsão de demanda em uma empresa de serviços automotivos no Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKunh, Peterson Diego-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Jairo Marlon-
Autor(es): dc.contributorKunh, Peterson Diego-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Jairo Marlon-
Autor(es): dc.contributorThomaz, Diego Venâncio-
Autor(es): dc.contributorPasa, Carine Cristiane Machado Urbim-
Autor(es): dc.creatorFinkler, Bruna Kastner Olivi-
Autor(es): dc.creatorLourenço Junior, Gerson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:19:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:19:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12829-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672522-
Descrição: dc.descriptionThe persuit of cost reduction and increased competitiveness has been a major challenge at the corporate level. Thus, the ability to forecast future data becomes a tool of great importance within a company. For the elaboration of this work, the company was divided between the sectors of air conditioners and radiators. From this, the three best-selling products in the last four years were selected, resulting in six data series. With this, a comparison was made between the methods of forecasting demand: Moving averages, Holt-Winters and ARMA. For three of the six products, being compressor, evaporator and additive, the model that presented the smallest error in the adjustment was the Moving averages, for the other products, which are condenser, radiator and plastic box, the model with the best fit was the ARMA.-
Descrição: dc.descriptionA busca pela redução de custos e o aumento da competitividade vem sendo um grande desafio no âmbito empresarial. Sendo assim, a capacidade de prever dados futuros torna-se uma ferramenta de grande importância dentro de uma empresa. Para a elaboração deste trabalho, a empresa foi dividida entre os setores de condicionadores de ar e de radiadores. A partir disto, foram selecionados os três produtos mais vendidos nos últimos quatro anos, resultando em seis séries de dados. Com isto, foi feito um comparativo entre os métodos de previsão de demanda: Médias móveis, Holt-Winters e ARMA. Para três dos seis produtos, sendo eles compressor, evaporador e aditivo, o modelo que apresentou o menor erro no ajuste foi o de Médias móveis, já para os demais produtos, que são condensador e caixa plástica, o modelo com o melhor ajuste foi o ARMA.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de séries temporais-
Palavras-chave: dc.subjectPrevisão de negócios-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento-
Palavras-chave: dc.subjectTime-series analysis-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness forecasting-
Palavras-chave: dc.subjectPlanning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAplicação de métodos de previsão de demanda em uma empresa de serviços automotivos no Paraná-
Título: dc.titleApplication of methods of forecast of demand in a company of automotive services of Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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