Objetos de aprendizagem digitais: uma análise sobre a sua pertinência pedagógica para o ensino e aprendizagem de língua espanhola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFinau, Rossana Aparecida-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6152070189347993-
Autor(es): dc.contributorLisboa, Wellington Teixeira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3788616620601446-
Autor(es): dc.contributorFinau, Rossana Aparecida-
Autor(es): dc.contributorLisboa, Wellington Teixeira-
Autor(es): dc.contributorDias, Luzia Schalkoski-
Autor(es): dc.contributorNishida, Gustavo-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Tatiana Maria Couto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:19:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:19:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2708-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672493-
Descrição: dc.descriptionEl incremento en el uso de los recursos tecnológicos en el ambiente escolar, específicamente en las clases de lenguas extranjeras, revela la importancia de una discusión sobre el tema y la necesidad de un análisis consistente sobre los materiales digitales utilizados con propósito educativo. Considerando la relevancia global de la lengua española y la importancia estratégica que su estudio representa para Brasil, esta investigación objetiva analizar la pertinencia pedagógica de los objetos de aprendizaje digitales disponibles para la enseñanza y aprendizaje de la lengua española, fundamentándose en los documentos oficiales para la educación brasileña. A partir de un estudio bibliográfico y de un abordaje cualitativo y metodología exploratoria (MINAYO, 2009), (CHIZZOTI, 2010), la investigación ha sido desarrollada a partir de una concepción discursiva de lengua (BAKHTIN, 2002) y un entendimiento sociointeracionista de enseñanza (VYGOTSKY, 1993). Estudios teóricos sobre tecnología y su relación con la educación (PINTO, 2005), (FEENBERG, 2016) precedieron la investigación sobre la conceptualización y los entendimientos en relación a objetos de aprendizaje (LEFFA, 2006). Se buscó en repositorios nacionales gratuitos objetos de aprendizaje de lengua española que atendiesen al criterio establecido por la investigación de ofrecer interactividad a los usuarios. Solamente cinco ejemplares correspondieron al criterio y todos han sido evaluados según sus características de identificación, contenido, aspectos didácticos y usabilidad. Los resultados obtenidos apuntan en el sentido de que el área carece de estudios teóricos y de objetos de aprendizaje de calidad, concernientes con teorías de adquisición de lengua extranjera y métodos de enseñanza y aprendizaje empleados actualmente y recomendados por los documentos oficiales que nortean la educación en el país.-
Descrição: dc.descriptionO aumento no uso dos recursos tecnológicos no ambiente escolar, especificamente nas aulas de línguas estrangeiras, revela a importância de uma discussão sobre o tema e a necessidade de uma análise consistente sobre os materiais digitais utilizados com propósito educativo. Considerando a relevância global da língua espanhola e a importância estratégica que seu estudo representa para o Brasil, esta pesquisa objetiva analisar a pertinência pedagógica dos objetos de aprendizagem digitais disponíveis para o ensino e aprendizagem da língua espanhola, fundamentando-se nos documentos oficiais para a educação brasileira. A partir de um estudo bibliográfico e de uma abordagem qualitativa e metodologia exploratória (MINAYO, 2009), (CHIZZOTI, 2010), a pesquisa foi desenvolvida a partir de uma concepção discursiva de língua (BAKHTIN, 2002) e um entendimento sociointeracionista de ensino (VYGOTSKY, 1993). Estudos teóricos sobre tecnologia e sua relação com a educação (PINTO, 2005), (FEENBERG, 2016) precederam a investigação sobre a conceitualização e os entendimentos em relação a objetos de aprendizagem (LEFFA, 2006). Buscou-se em repositórios nacionais gratuitos objetos de aprendizagem de língua espanhola que atendessem ao critério estabelecido pela pesquisa de oferecer interatividade aos usuários. Apenas cinco exemplares correspondiam ao critério e todos foram avaliados segundo suas características de identificação, conteúdo, aspectos didáticos e usabilidade. Os resultados parciais obtidos apontam no sentido de que a área carece de estudos teóricos e de objetos de aprendizagem de qualidade, concernentes com teorias de aquisição de língua estrangeira e métodos de ensino e aprendizagem empregados atualmente e recomendados pelos documentos oficiais que norteiam a educação no país.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas modernas-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua espanhola-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino via Web-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectInovações educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas-
Palavras-chave: dc.subjectLanguages, Modern-
Palavras-chave: dc.subjectSpanish language-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectComputer-assisted instruction-
Palavras-chave: dc.subjectWeb-based instruction-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titleObjetos de aprendizagem digitais: uma análise sobre a sua pertinência pedagógica para o ensino e aprendizagem de língua espanhola-
Título: dc.titleObjetos de aprendizaje digitales: un análisis sobre su pertinencia pedagógica para la enseñanza y aprendizaje de lengua española-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.