Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Finau, Rossana Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6152070189347993 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lisboa, Wellington Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3788616620601446 | - |
Autor(es): dc.contributor | Finau, Rossana Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Lisboa, Wellington Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Luzia Schalkoski | - |
Autor(es): dc.contributor | Nishida, Gustavo | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Tatiana Maria Couto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:19:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:19:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2708 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672493 | - |
Descrição: dc.description | El incremento en el uso de los recursos tecnológicos en el ambiente escolar, específicamente en las clases de lenguas extranjeras, revela la importancia de una discusión sobre el tema y la necesidad de un análisis consistente sobre los materiales digitales utilizados con propósito educativo. Considerando la relevancia global de la lengua española y la importancia estratégica que su estudio representa para Brasil, esta investigación objetiva analizar la pertinencia pedagógica de los objetos de aprendizaje digitales disponibles para la enseñanza y aprendizaje de la lengua española, fundamentándose en los documentos oficiales para la educación brasileña. A partir de un estudio bibliográfico y de un abordaje cualitativo y metodología exploratoria (MINAYO, 2009), (CHIZZOTI, 2010), la investigación ha sido desarrollada a partir de una concepción discursiva de lengua (BAKHTIN, 2002) y un entendimiento sociointeracionista de enseñanza (VYGOTSKY, 1993). Estudios teóricos sobre tecnología y su relación con la educación (PINTO, 2005), (FEENBERG, 2016) precedieron la investigación sobre la conceptualización y los entendimientos en relación a objetos de aprendizaje (LEFFA, 2006). Se buscó en repositorios nacionales gratuitos objetos de aprendizaje de lengua española que atendiesen al criterio establecido por la investigación de ofrecer interactividad a los usuarios. Solamente cinco ejemplares correspondieron al criterio y todos han sido evaluados según sus características de identificación, contenido, aspectos didácticos y usabilidad. Los resultados obtenidos apuntan en el sentido de que el área carece de estudios teóricos y de objetos de aprendizaje de calidad, concernientes con teorías de adquisición de lengua extranjera y métodos de enseñanza y aprendizaje empleados actualmente y recomendados por los documentos oficiales que nortean la educación en el país. | - |
Descrição: dc.description | O aumento no uso dos recursos tecnológicos no ambiente escolar, especificamente nas aulas de línguas estrangeiras, revela a importância de uma discussão sobre o tema e a necessidade de uma análise consistente sobre os materiais digitais utilizados com propósito educativo. Considerando a relevância global da língua espanhola e a importância estratégica que seu estudo representa para o Brasil, esta pesquisa objetiva analisar a pertinência pedagógica dos objetos de aprendizagem digitais disponíveis para o ensino e aprendizagem da língua espanhola, fundamentando-se nos documentos oficiais para a educação brasileira. A partir de um estudo bibliográfico e de uma abordagem qualitativa e metodologia exploratória (MINAYO, 2009), (CHIZZOTI, 2010), a pesquisa foi desenvolvida a partir de uma concepção discursiva de língua (BAKHTIN, 2002) e um entendimento sociointeracionista de ensino (VYGOTSKY, 1993). Estudos teóricos sobre tecnologia e sua relação com a educação (PINTO, 2005), (FEENBERG, 2016) precederam a investigação sobre a conceitualização e os entendimentos em relação a objetos de aprendizagem (LEFFA, 2006). Buscou-se em repositórios nacionais gratuitos objetos de aprendizagem de língua espanhola que atendessem ao critério estabelecido pela pesquisa de oferecer interatividade aos usuários. Apenas cinco exemplares correspondiam ao critério e todos foram avaliados segundo suas características de identificação, conteúdo, aspectos didáticos e usabilidade. Os resultados parciais obtidos apontam no sentido de que a área carece de estudos teóricos e de objetos de aprendizagem de qualidade, concernentes com teorias de aquisição de língua estrangeira e métodos de ensino e aprendizagem empregados atualmente e recomendados pelos documentos oficiais que norteiam a educação no país. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Línguas modernas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino via Web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Languages, Modern | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spanish language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web-based instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Objetos de aprendizagem digitais: uma análise sobre a sua pertinência pedagógica para o ensino e aprendizagem de língua espanhola | - |
Título: dc.title | Objetos de aprendizaje digitales: un análisis sobre su pertinencia pedagógica para la enseñanza y aprendizaje de lengua española | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: