Metodologia de resolução de problemas: uma análise das contribuições e dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de polinômios no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColombo, Janecler Aparecida Amorin-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0135797199918609-
Autor(es): dc.contributorFigueira, Cleonis Viater-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2186997793739794-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Dulcyene Maria-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2317743898339524-
Autor(es): dc.contributorColombo, Janecler Aparecida Amorin-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-5602-8032-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0135797199918609-
Autor(es): dc.creatorTrento, Ana Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:19:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:19:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4686-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672479-
Descrição: dc.descriptionThis research presents an analysis of thecontributions and difficulties found during the implementation of a teaching script on basic operations of polynomials for the 8th year of elementary education, using the Methodology of Teaching-Learning-Assessment through Problem Solving (MEAA-RP). Thus,the MEAA-RP is the object of study of this qualitative research, of the research-action type. Data were collected during the application of the teaching script following an adaptation of the phases of the MEAA-RP proposed by Onuchic and Allevato (2011) and Allevato and Onuchic (2014) through recordings of class audio, notes in the field journal of the teacher-researcher and students. The analysis of the collected data was performed using the method of content analysis, proposed by Bardin (2016). The results found were classified into two categories defined a priori, according to the general objective of the research: difficulties and contributions. Category 1, difficulties, is composed of the subcategories: generating problems, missing students, interpretation of the generating problems, previous contents. Category 2, contributions, is composed of the subcategories: active and participatory student, questioning teacher, appreciation of the students' production and learning of the polynomial content. The analysis revealed that there were many contributions obtained with the implementation of the MEAA-RP, which stood out over the difficulties, thus, the methodology proved to be feasible and effective in the reality of the research.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa apresenta uma análise das contribuições e dificuldades encontradas durante a implementação de um roteiro de ensino sobre operações básicas de polinômiospara o8º ano do Ensino Fundamental, utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas (MEAA-RP).Sendo assim, a MEAA-RPé o objeto de estudo da presente pesquisa de caráter qualitativa,do tipo pesquisa-ação.Os dados foram coletados durante a aplicação doroteiro de ensino seguindouma adaptação das fases daMEAA-RPpropostaporOnuchic e Allevato (2011) eAllevato e Onuchic (2014)por meio degravações de áudios das aulas,anotações no diário de campodaprofessora-pesquisadorae dos estudantes. A análise dos dados coletados foi realizada por meiodo método da análise de conteúdo, proposto por Bardin (2016). Os resultados encontrados foram classificados em duas categorias definidas a priori, de acordo com o objetivo geral da pesquisa:dificuldades e contribuições. A categoria 1, dificuldades, é composta pelas subcategorias: problemas geradores, estudantes faltantes, interpretação dos problemas geradores, conteúdos anteriores. A categoria 2, contribuições, é composta pelas subcategorias: estudante ativo e participativo, professor questionador, valorização da produção dos estudantes e aprendizagem do conteúdo polinômios. A análise revelou que foram muitas as contribuições obtidas com a implementação da MEAA-RP, as quais se sobressaíram sobre as dificuldades, assim, a metodologia se mostrou viável e eficaz na realidade da pesquisa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPolinômios-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectPolynomials-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleMetodologia de resolução de problemas: uma análise das contribuições e dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de polinômios no ensino fundamental-
Título: dc.titleProblem-solving methodology: an analysis of the contributions and difficulties in the teaching-learning process of polynomials in elementary education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.