Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Galera, Joscely Maria Bassetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Galera, Joscely Maria Bassetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Paula Ávila | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Eliane Lima da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:19:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:19:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18905 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672473 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo orienta-se na área de conhecimento em Letras, tendo como linha de pesquisa estudos de texto e discurso, como ponto de partida realiza a análise do currículo e do material apostilado que orientam a prática pedagógica nas escolas estaduais de São Paulo, seguindo com as constatações dos docentes da rede, com o objetivo de responder à questão: Como o material apostilado utilizado pelas escolas estaduais de São Paulo aborda as questões mais ligadas à gramática da norma culta em Língua Portuguesa? Direcionamos a pesquisa a partir de uma abordagem qualitativa em que se intenta analisar a questão proposta, refletindo sobre a relação entre língua e discurso, as tendências educacionais que pregam a contextualização dos conteúdos escolares, assim como sua articulação em competências e habilidades em contraponto com o ensino normativo da gramática. Depreendemos a importância da presença do texto nas propostas pedagógicas, como unidade de sentido que dá significação aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Olhando para as situações de aprendizagem do material que nos interessa vemos uma tentativa nessa direção, contudo, a presença da tradição gramatical é ainda a abordagem escolhida das atividades relacionadas ao estudo da língua materna. Compreendemos, portanto, que tanto a língua como seu ensino devem ser concebidos a partir do contexto no qual estão inseridos, se configuram pelo encontro do objeto intelectual com a prática, devem atuar de acordo com a cultura e o meio no qual a relação ou o texto foi produzido. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Gramática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Grammar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA | - |
Título: dc.title | Material apostilado da rede estadual de ensino de São Paulo: conquistas e desafios no ensino de língua portuguesa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: