Material apostilado da rede estadual de ensino de São Paulo: conquistas e desafios no ensino de língua portuguesa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGalera, Joscely Maria Bassetto-
Autor(es): dc.contributorGalera, Joscely Maria Bassetto-
Autor(es): dc.contributorNunes, Paula Ávila-
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Matiassi-
Autor(es): dc.creatorSilva, Eliane Lima da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:19:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:19:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18905-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672473-
Descrição: dc.descriptionEste estudo orienta-se na área de conhecimento em Letras, tendo como linha de pesquisa estudos de texto e discurso, como ponto de partida realiza a análise do currículo e do material apostilado que orientam a prática pedagógica nas escolas estaduais de São Paulo, seguindo com as constatações dos docentes da rede, com o objetivo de responder à questão: Como o material apostilado utilizado pelas escolas estaduais de São Paulo aborda as questões mais ligadas à gramática da norma culta em Língua Portuguesa? Direcionamos a pesquisa a partir de uma abordagem qualitativa em que se intenta analisar a questão proposta, refletindo sobre a relação entre língua e discurso, as tendências educacionais que pregam a contextualização dos conteúdos escolares, assim como sua articulação em competências e habilidades em contraponto com o ensino normativo da gramática. Depreendemos a importância da presença do texto nas propostas pedagógicas, como unidade de sentido que dá significação aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Olhando para as situações de aprendizagem do material que nos interessa vemos uma tentativa nessa direção, contudo, a presença da tradição gramatical é ainda a abordagem escolhida das atividades relacionadas ao estudo da língua materna. Compreendemos, portanto, que tanto a língua como seu ensino devem ser concebidos a partir do contexto no qual estão inseridos, se configuram pelo encontro do objeto intelectual com a prática, devem atuar de acordo com a cultura e o meio no qual a relação ou o texto foi produzido.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - Gramática-
Palavras-chave: dc.subjectTextos-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Grammar-
Palavras-chave: dc.subjectTexts-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA-
Título: dc.titleMaterial apostilado da rede estadual de ensino de São Paulo: conquistas e desafios no ensino de língua portuguesa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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