O ajuste de funções à luz da modelagem matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Guataçara dos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5026078100746374-
Autor(es): dc.contributorHein, Maria Salett Biembengut-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
Autor(es): dc.contributorSilva, Sani de Carvalho Rutz da-
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Guataçara dos-
Autor(es): dc.creatorPereira, Rudolph dos Santos Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:18:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:18:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-18-
Data de envio: dc.date.issued4999-12-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3515-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672446-
Descrição: dc.descriptionIn this paper we analyze the mathematical modeling as a teaching strategy and learning adjustment functions where present mathematical modeling activities developed in the course Introduction to Mathematical Modelling, with graduating students of the Bachelor of Mathematics from the State University of Northern Parana - Campus Cornelio Procopio on intention to use mathematical modeling as a strategy for teaching and learning of mathematics in accordance with the trends proposed by the Mathematics Education. The research is applied and qualitative interpretative nature. Data collection for the survey was conducted during the UTFPR-PG activities and held in a classroom in UENP-CP, through extra-mathematical activity. The activity undertaken involved the analysis of social problems, group work and exchange of information between students and teacher in search of solution of these problems using mathematical concepts through mathematical modeling. During the implementation of the project we can see the students' interaction with others and with the problems suggested for the activity. At the end of the activities it was felt that students contextualize the mathematical content in everyday situations, dialogue, student / student and student / teacher collaboration in the interpretation and understanding of certain concepts in determining the model for calibration of equipment which allows them to learn mathematics a practical and enjoyable, which shows that mathematical modeling is a strategy for teaching and learning that can contribute to the learning of mathematics. Upon completion of this research, presents an educational booklet with the development of an extra-mathematical design for teaching and learning functions adjustment.-
Descrição: dc.descriptionNo presente trabalho analisa-se a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de ajuste de funções onde apresento atividades de Modelagem Matemática desenvolvida na disciplina de Introdução à Modelagem Matemática, com alunos formandos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio na intenção de utilizar a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática de acordo com as tendências propostas pela Educação Matemática. A pesquisa realizada é aplicada e qualitativa de cunho interpretativo. A coleta dos dados para a pesquisa foi realizada durante atividades na UTFPR-PG e realizada em sala de aula na UENP-CP, por meio de atividade extra-matematica. A atividade desenvolvida envolveu análise de problemas sociais, o trabalho em grupo e a troca de informações entre alunos e professor na busca da solução destes problemas utilizando conceitos matemáticos por meio da Modelagem Matemática. No decorrer da aplicação do projeto pode-se perceber a interação dos alunos com os demais e com os problemas sugeridos para atividade. No final das atividades percebeu-se que os alunos contextualizam os conteúdos matemáticos em situações cotidianas, o diálogo discente/discente e docente/discente colabora na interpretação e entendimento de determinados conceitos na determinação do modelo de calibração do equipamento o que os permite aprender de Matemática de forma prática e prazerosa, o que demonstra que a Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino e aprendizagem que pode contribuir para o aprendizado de Matemática. Ao final desta pesquisa, apresenta-se um caderno pedagógico com o desenvolvimento de um projeto extra-matemático para o ensino e aprendizagem de ajuste de funções.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectModelos matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFunções (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical models-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectFunctions-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleO ajuste de funções à luz da modelagem matemática-
Título: dc.titleThe adjustment function in the light of mathematical modelling-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.