O slam como recurso educacional na construção da identidade de alunos do ensino fundamental II das escolas públicas municipais de Curitiba

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Fernando de-
Autor(es): dc.contributorScheffler, Ismael-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Jaqueline Maria de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:18:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:18:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25176-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672410-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma proposta prática de aplicação da poesia slam como recurso pedagógico na construção da identidade dos alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal de educação de Curitiba. Slam é um tipo peculiar de batalha de poesia falada, surgido nos EUA, na década de 1980, que chegou ao Brasil a partir de 2008 e ganha espaço pelo país. Para chegar ao objetivo proposto, foi utilizada uma abordagem teórica ancorada nas contribuições de Augusto Boal (2009) e Paulo Freire (1987), pensadores que compartilham a ideia de que uma transformação social depende do investimento no diálogo e no desenvolvimento do senso crítico do indivíduo, tornando-o atento e engajado nas questões da realidade a sua volta. Entendemos dessa forma que o trabalho desses intelectuais vem ao encontro dos pressupostos da poesia Slam, que é engajada e usa o poder da palavra para falar sobre os mais variados temas, mas que explora principalmente assuntos sensíveis à realidade de boa parte da população periférica brasileira, sendo comum aparecer nas produções poéticas temas relacionados à política, à violência, ao racismo e à desigualdade. Como resultado da pesquisa, podemos afirmar que explorar esse tipo de poesia em sala de aula mostra-se promissor, já que os estudantes poderão refletir e produzir a partir de sua própria realidade, contribuindo dessa forma para uma aprendizagem mais significativa, através de uma educação que permite ao jovem ser protagonista e até agente transformador dessa realidade para que tenhamos uma sociedade mais justa e menos desigual.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSlam-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade social na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes do ensino fundamental - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectPoetry - Social aspects-
Palavras-chave: dc.subjectGroup identity in literature-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectSchool children - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleO slam como recurso educacional na construção da identidade de alunos do ensino fundamental II das escolas públicas municipais de Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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