Proposta de inserção de Cosmologia no Ensino Médio Técnico por intermédio de uma abordagem histórico-filosófica apoiada sobre os pressupostos de Gastón Bachelard

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFlorczak, Marcos Antonio-
Autor(es): dc.contributorRibas, Marlos de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorFlorczak, Marcos Antonio-
Autor(es): dc.contributorRibas, Marlos de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorHirsch, Luciana Rocha-
Autor(es): dc.contributorRincoski, Cristóvão Renato Morais-
Autor(es): dc.creatorSchiefer, Elberth Manfron-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:18:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:18:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8802-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672398-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to develop a sequence of two lesson plans applied in the Secondary Technical Education of the Paraná's Federal University of Technology, Campus Curitiba. Those two lesson plans contain cosmological topics, focusing in the limits and backgrounds of Classical Mechanics and Relativity, of geometries, theories and applications. The present work exposes a State of Art on the Cosmology Teaching area in Brazil, showing a small amount of papers in this area, therefore, it is described a brief summary about this theme. The analysis is taken in a qualitative manner, according to the technical Analysis of Substance described by Laurence Bardin, using audio recordings and demonstrating the class development. It is concluded that classes about cosmological topics using a Historical-Philosophical Approach supported by Gastón Bachelard assumptions on the Epistemological Obstacles, structured on the Three Pedagogical Moments and analysed by the Analysis of Substance is viable. Such development allowed the verification of few signs of epistemological obstacles and their breakthrough.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho objetiva desenvolver uma sequência de dois planos de aula aplicados no último ano do Ensino Médio Técnico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Estes dois planos de aula abordam tópicos de Cosmologia, tratando principalmente dos limites e contextos da Mecânica Clássica e Relatividade, das geometrias, teorias e aplicações envolvidas neste ramo da ciência. O respectivo trabalho traz um estado da arte acerca do ensino de Cosmologia no Brasil, revelando uma falta de publicações na área, então é descrito um breve resumo sobre o tema. A análise é tomada de forma qualitativa, conforme a técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, utilizando gravações em áudio e explicitando o decorrer da aula. Conclui-se que o desenvolvimento de aulas de tópicos de Cosmologia utilizando uma Abordagem Histórico-Filosófica baseada sob a Teoria dos Obstáculos Epistemológicos, estruturada de acordo com os Três Momentos Pedagógicos e analisada segundo a Análise de Conteúdo é viável. O respectivo desenvolvimento possibilitou a verificação de alguns indícios de obstáculos epistemológicos e da ruptura destes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCosmologia-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectBachelard, Gaston, 1884-1962-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico-
Palavras-chave: dc.subjectCosmology-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach in education-
Palavras-chave: dc.subjectBachelard, Gaston, 1884-1962-
Palavras-chave: dc.subjectContent analysis (Communication)-
Palavras-chave: dc.subjectTechnical education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA::ASTROFISICA EXTRAGALACTICA::COSMOLOGIA-
Título: dc.titleProposta de inserção de Cosmologia no Ensino Médio Técnico por intermédio de uma abordagem histórico-filosófica apoiada sobre os pressupostos de Gastón Bachelard-
Título: dc.titleA Cosmology insertion proposal in a Secondary Technical Education through the historical-philosophical approach supported by Gastón Bachelard assumptions-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.