A prática pedagógica e as percepções de professores de inglês sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDenardi, Didiê Ana Ceni-
Autor(es): dc.contributorDenardi, Didiê Ana Ceni-
Autor(es): dc.contributorDenardi, Didiê Ana Ceni-
Autor(es): dc.contributorDenardi, Didiê Ana Ceni-
Autor(es): dc.creatorBernartt, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:18:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:18:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2015-09-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23120-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672394-
Descrição: dc.descriptionTrabalho apresentado no I Senpe - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Unioeste / 2015-
Descrição: dc.descriptionA formação inicial e continuada de professores de Línguas Estrangeiras Modernas continua sendo um tema muito importante. Este trabalho refere-se a uma pesquisa qualitativa sobre a Formação de Professores de Inglês, cujo objetivo foi investigar as práticas pedagógicas sobre práticas de linguagem e as percepções de duas professoras sobre o que é ser professor e de mudanças em suas trajetórias docentes. A coleta de dados se deu em uma escola pública de Ensino Fundamental de uma cidade do sudoeste do Paraná, cujos instrumentos usados foram observação de aulas; aplicação de um questionário e de uma entrevista semiestruturada com as participantes. Os resultados obtidos foram: a) há dificuldades por parte das professoras em trabalhar os gêneros textuais através das práticas de linguagem; b) ser professor é ser capacitado para de ensinar, ser determinado, responsável entre outros atributos; e c) as percepções sobre a prática pedagógica das professoras referidas mudaram em termos de metodologias de ensino, passando de tradicional para o ensino de língua na perspectiva de gêneros textuais, como também a mudança da atmosfera de sala de aula que hoje é menos harmoniosa. Espera-se com essa pesquisa contribuir para a formação inicial e continuada de professores de Língua Estrangeira Moderna – Inglês.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLetras: Linguagem e Sociedade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA prática pedagógica e as percepções de professores de inglês sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.