Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
Autor(es): dc.contributor | Hlenka, Vanessa | - |
Autor(es): dc.creator | Ligeski, Marinês | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:18:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:18:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21114 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672365 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this work was to verify possible methodologies for teaching Geography for deaf students in regular schools. The development of methodologies that include deaf students and that emphasize learning is possible through the use of different languages, such as cartography, photography, and others. It should be emphasized that the difficulties in teaching and learning for people with hearing loss is done by many taboos and prejudices that insist on staying in school, demonstrating the lack in the preparation of education professionals to teach deaf students in inclusive classrooms regular education. Although communication is present as one of the problems in the teaching process, as the mother tongue of the person is deaf sign language, named in Brazil LIBRAS - Brazilian Sign Language, and your second language is the Portuguese language. This indicates that there are many barriers to be overcome in the teacher-student relationship. Nevertheless, it was found that it is possible to contemplate the process of teaching and learning in teaching Geography through Bilingualism and Visual Pedagogy. There are a lot of questions, doubts, uncertainties and challenges that permeate this delicate field of Special Education, but that should always be studied deeply and primarily fetch overcome the preconception that involves the inclusion and education of deaf students in regular education. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objeto de pesquisa as possíveis metodologias para o ensino de Geografia para alunos surdos no ensino regular. O desenvolvimento de metodologias que contemplem alunos surdos e que privilegiem a aprendizagem é possível por meio da utilização de diferentes linguagens, como cartográficas, fotográficas, entre outros. Deve-se ressaltar que as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem para as pessoas com surdez fazem-se mediante muitos tabus e preconceitos que insistem em permanecer nas escolas, demonstrando a carência na preparação dos profissionais da educação para ensinar o aluno surdo incluso em turmas de ensino regular. Apesar de a comunicação apresentar-se como um dos problemas no processo de ensino, visto que a língua materna da pessoa com surdez é a Língua de Sinais, denominada no Brasil de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, e a sua segunda língua é a Língua Portuguesa. Este fato indica que há muitas barreiras a serem superadas na relação professor-aluno. Não obstante, verificou-se que é possível contemplar o processo de ensino e aprendizagem no ensino da Geografia por meio do Bilinguismo e da Pedagogia Visual. Inúmeros são os questionamentos, as dúvidas, as incertezas e os desafios que permeiam esse campo delicado da Educação Especial, mas que devem ser sempre estudados, aprofundados e, principalmente, buscar a superação do preconceito que envolve a inclusão de alunos surdos na educação do ensino regular. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças surdas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sign language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Ensino de geografia para alunos surdos inclusos no ensino regular | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: