Ensino de programação com ênfase na solução de problemas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKoscianski, André-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7693781941703733-
Autor(es): dc.contributorClua, Esteban Walter Gonzalez-
Autor(es): dc.contributorSimão, Jean Marcelo-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
Autor(es): dc.contributorKoscianski, André-
Autor(es): dc.creatorBini, Elena Mariele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:18:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:18:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-19-
Data de envio: dc.date.issued4999-12-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3530-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672354-
Descrição: dc.descriptionLearning to program a computer is a complex process of skill acquisition. Two main difficulties are present among novice students: the lack of motivation and involvement; and limitations with respect to the capability to solve problems. Teaching strategies are proposed in order to minimize those difficulties, based on the construcionism, the theory developed by Seymour Papert; and on heuristics for problem solution, proposed by George Polya. In this framework, the construction of the adequate mental models was considered as a requirement for effective learning. The teaching strategies are composed of examples and activities with a ludic and challenging character. The application of the method with a group of teenagers of a technical course, showed positive results. The teaching strategies are described in nine phases. They are published in a manual that accompanies the dissertation.-
Descrição: dc.descriptionO aprendizado de programação de computadores é um processo complexo de aquisição de habilidades. Duas dificuldades principais se manifestam entre alunos novatos: a falta de envolvimento e motivação; e limitações quanto à capacidade de resolução de problemas. Procurando minimizar tais dificuldades são propostas estratégias de ensino de programação, alicerçadas no construcionismo, teoria proposta por Seymour Papert; e no uso de heurísticas para resolução de problemas, propostas por George Polya. Nesse quadro a elaboração de modelos mentais adequados foi considerada como necessária para o aprendizado eficaz. As estratégias de ensino são compostas por exemplos e atividades com caráter lúdico e desafiador. A aplicação do trabalho em uma turma de adolescentes cursando ensino técnico apresentou resultados positivos. As estratégias de ensino estão formalizadas em nove roteiros de aula e compõem um manual, produto deste trabalho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação (Computadores) - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada em problemas-
Palavras-chave: dc.subjectHeurística-
Palavras-chave: dc.subjectComputer programming - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectProblem-based learning-
Palavras-chave: dc.subjectHeuristic-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleEnsino de programação com ênfase na solução de problemas-
Título: dc.titleTeaching programming with emphasis on problem solving-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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