Accountability e a gestão democrática e participativa na gestão escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBassetto, Luci Ines-
Autor(es): dc.contributorBassetto, Luci Ines-
Autor(es): dc.contributorMeza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de-
Autor(es): dc.contributorPeinado, Jurandir-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Ana Camila de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:18:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:18:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21353-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672344-
Descrição: dc.descriptionThis research presents a theoretical-conceptual approach to the question of using the concept of Accountability in Public Management. This study focuses on the application of Democratic and Participatory Management in the Educational system of São Paulo State, Brazil. It discusses the concepts of Accountability, democratic and participatory management and also shows how these concepts are perceived and regarded by the society involved in the school area. Yet, this research discusses how the related concepts can be implemented in order to achieve the participation of society when it comes to the rendering of accounts by the public agents, who use public money. Questionnaires applied throughout the State of São Paulo brought up questions that were used to identify the characteristics of the people involved, and the most relevant aspects in the implementation of Democratic Management.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual do conceito de Accountability na Gestão Pública e, como instrumento deste, tem-se o projeto Gestão Democrática e Participativa na área da Educação Escolar no Estado de São Paulo. Discute os conceitos de Accountability e de Gestão Democrática e Participativa. Apresenta como os referidos conceitos são percebidos pela sociedade envolvida na área escolar, qual a importância dispensada pela mesma. Discute como os conceitos podem ser implementados a fim de se alcançar uma participação da sociedade na prestação de contas pelos agentes públicos utilizadores do dinheiro público. Através de questionários aplicados em todo o Estado de São Paulo procurou-se levantar essas questões a fim de pontuar quais as características das pessoas envolvidas e quais os principais aspectos relevantes na implementação da Gestão Democrática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Gestão Pública Municipal-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia deliberativa-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectResponsibility-
Palavras-chave: dc.subjectDeliberative democracy-
Palavras-chave: dc.subjectPublic administration-
Palavras-chave: dc.subjectSchool management and organization-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA-
Título: dc.titleAccountability e a gestão democrática e participativa na gestão escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.