Desenvolvimento aerodinâmico de um carro de fórmula SAE elétrico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Alexandre de Castro-
Autor(es): dc.contributorOkida, José Roberto-
Autor(es): dc.contributorAlves, Alexandre de Castro-
Autor(es): dc.contributorDusi, Francisco Emilio-
Autor(es): dc.contributorSantos, Rodrigo Villaca-
Autor(es): dc.creatorMarco, Felippe de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marcus Vinicius Pinheiro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:18:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:18:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16411-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672321-
Descrição: dc.descriptionAccording to an automobilist student competition scenario, it is necessary a depth approach in order to increase performance of a Formula SAE electric car from the UTForce e-Racing team. The focus of this study is the aerodynamic development of the car, including 3 important parts: restriction of the drag force on the car, determination of the downforce acting on the vehicle and cooling of electrical components. On this scenario, this work presents the development of 4 design projects: a nose cone, an undertray and a cooling system of a frequency inverter and an electric motor. This study contains the equations for each physic parameter of project, the computational modeling design and the fluid dynamics simulations. Therefore, the simulations results indicate the expected parameters and conduct the project reliably to the next phases.-
Descrição: dc.descriptionDiante de um cenário de competição automobilística estudantil, se faz necessário um estudo aprofundado na melhoria de performance do carro de Fórmula SAE elétrico da equipe UTForce e-Racing. Este estudo concentra-se no desenvolvimento aerodinâmico do carro, englobando 3 fatores importantes: restrição do arrasto sofrido pelo carro, determinação da força de sustentação negativa (downforce) atuante no veículo e arrefecimento de seus componentes elétricos. A partir disso, o trabalho reúne o desenvolvimento de 4 modelos de projeto: o bico da carenagem, um difusor aerodinâmico e um conjunto de arrefecimento tanto para o inversor de frequência quanto para motor do carro. Dessa forma, o estudo contém as equações governantes dos cálculos de projeto, a modelagem de cada projeto de acordo com seus objetivos específicos e suas simulações fluidodinâmicas computacionais. Sendo assim, os resultados das simulações indicam os parâmetros esperados e orientam, de forma confiável, as fases posteriores do projeto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóveis - Aerodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectCompetições-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobiles - Aerodinamics-
Palavras-chave: dc.subjectElectric vehicles-
Palavras-chave: dc.subjectContests-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleDesenvolvimento aerodinâmico de um carro de fórmula SAE elétrico-
Título: dc.titleAerodynamic development of a formula SAE electric car-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.