Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dorini, Fábio Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Alan Gomes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:18:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:18:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/436 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672318 | - |
Descrição: dc.description | This work presents a proposal of approach which allows the school teachers deal with the concept of quadratic function. It proposes the construction of knowledge through activities in dynamic geometry environment (GeoGebra), exploring the intuitive ideas of variation and dependence built between geometric objects without the mediation of algebraic and graphical representations,commonlyusedinthe classroom of high school. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma proposta de abordagem que permite ao professor do ensino médio tratar do conceito de função quadrática. Propõe a construção do conhecimento através de atividades desenvolvidas em ambiente de geometria dinâmica (GeoGebra), explorando as ideias intuitivas de variação e dependência construídas entre objetos geométricos sem a mediação das representações algébricas e gráficas, comumente empregadas na sala de aula do ensino médio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino médio) – Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de ensino de segundo grau - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics (High School) - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school teachers - In-service training | - |
Título: dc.title | Funções e geometria: o uso de ambiente de geometria dinâmica como subsídio para a caracterização das funções quadráticas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: