Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Stinghen, Fabio Mucio | - |
Autor(es): dc.contributor | Stinghen, Fabio Mucio | - |
Autor(es): dc.contributor | Paulo, Anderson Caetano | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Gabriel Jungles | - |
Autor(es): dc.creator | Parylak, Andra Mariana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:18:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:18:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24181 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672314 | - |
Descrição: dc.description | With the evolution of volleyball and the significant improvement in the physical condition of the athletes, some rules have undergone alterations and adaptations were made, one of them being the necessity to interrupt the strong balls that were struck by the attackers, thus giving the foundation of blockade. Through proper training sessions, coaches can achieve positive results from the desired goals for the team, but to determine if they are on the right track, they need to conduct assessments of athletes’ performance during training and also in competitions. The objective of this study is to verify which are the evaluation methods most used by trainers and teacher trainers, for the basis of blocking. In addition, the proposed theme seeks to ascertain which items the technicians consider important to be included in a technical-tactical evaluation. Data were obtained through the application of an online questionnaire with 41 volleyball coaches and teachers who participated with their teams in a great championship of the basic categories of this modality in the year 2017 and the results were received through of the Google Forms platform. The final analysis allowed us to verify that most of the interviewees perform the evaluation in their training sessions or during the games. These evaluations can take place in the form of physical scouting, shooting of games and training or using software that assists tactical evaluation. | - |
Descrição: dc.description | Com a evolução do voleibol e a melhora expressiva na condição física dos atletas, algumas regras sofreram alterações e adaptações foram feitas, sendo uma delas a necessidade de se interromper as fortes bolas que eram golpeadas pelos atacantes, surgindo assim o fundamento de bloqueio. Através de sessões de treinamento adequadas, os treinadores conseguem obter resultados positivos dos objetivos desejados para a equipe, porém, para saber se estão no caminho correto, necessitam realizar avaliações do desempenho dos atletas durante os treinos e também nas competições. O objetivo deste estudo é verificar quais são os métodos de avaliação mais utilizados por treinadores e professores formadores, para o fundamento de bloqueio. Além disso o tema proposto pretende averiguar quais itens os técnicos consideram importantes constarem em uma avaliação técnico-tática. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário on-line com 41 treinadores e professores formadores de voleibol de quadra, que participaram com suas equipes em um grande campeonato das categorias de base desta modalidade, no ano de 2017 e os resultados foram recebidos atraves da plataforma Google Forms. A análise final permitiu averiguar que maioria dos entrevistados realizam a avaliação em suas sessões de treinamento ou durante os jogos. Estas avaliações podem acontecer na forma de scout físico, filmagem dos jogos e treinos ou com a utilização de software que auxilia na avaliação tática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Educação Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voleibol - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voleibol - Treinamento técnico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Volleyball - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Volleyball - Coaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | - |
Título: dc.title | Avaliação do bloqueio no voleibol: métodos utilizados nas categorias de base | - |
Título: dc.title | Evaluation of the blocking in volleyball: methods used in basic categories | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: