Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bresolin, Adriano de Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Ozelame, Diego Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:18:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:18:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22028 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672248 | - |
Descrição: dc.description | This monograph discusses the importance of the inclusion of computers as a teaching tool in science education, because due to the extreme speed of information and technological advances, the teacher begins to live in a new school environment. The idea came about in order to identify whether teachers make use of digital resources, and in the State of Parana there are specific programs that expand the possibilities of access to information in the educational context. For this to occur, changes are required didactic and pedagogical by teachers in the face of new technologies and information, placing the student in a more active role in their learning process. In order diagnostic questionnaire was administered to a group of teachers from a state school in Foz do Iguaçu. From the data obtained, it was revealed that the majority does not make use of these resources, but expressed interest in making use. In this sense, the inclusion of technology as a teaching tool in science education multiplies learning in certain situations, making the space of the classroom is resized, giving the student a better quality of education. To support this work, we used the studies Luiz Carlos Pais (2008), Vani Kenski Moreira (2003), Nelio Bizzo (2008), Myrian Krasilchik (2004). | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia aborda a importância da inclusão da informática como ferramenta didática no ensino de ciências, pois devido à extrema velocidade da informação e aos avanços tecnológicos, o professor passa a viver em um novo contexto escolar. A ideia surgiu com o objetivo de identificar se os professores fazem a utilização dos recursos digitais, sendo que no Estado do Paraná existem programas específicos que ampliam as perspectivas de acesso às informações no âmbito educacional. Para que isso ocorra, são necessárias mudanças didático-pedagógicas por parte dos professores diante das novas tecnologias e informações, inserindo o aluno em um papel mais ativo em seu processo de aprendizagem. Como forma de diagnóstico, foi aplicado questionário a um grupo de professores de uma escola estadual de Foz do Iguaçu. A partir dos dados obtidos, foi possível perceber que a maioria não faz uso desses recursos, porém demonstraram interesse em utilizá-los. Nesse sentido, a inclusão das tecnologias como recurso didático no ensino de ciências multiplica o aprendizado em determinadas situações, fazendo com que o espaço da sala de aula seja redimensionado, proporcionando ao estudante uma educação de mais qualidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | A importância do uso das tecnologias em sala de aula no ensino de ciências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: