Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sutil, Noemi | - |
Autor(es): dc.contributor | Sutil, Noemi | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Álvaro Emílio | - |
Autor(es): dc.contributor | Florczak, Marcos Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Dalmollin, Luciano Matheus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:18:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:18:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26876 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672228 | - |
Descrição: dc.description | The present work involves Physics teaching in articulations between problem-solving and meaningful learning, in the conception of materials for evaluation as potentially significant. Thus, in this work, problem-solving processes in Physics, particularly Thermodynamics, are analyzed, considering assumptions of the Theory of Meaningful Learning and Bloom’s revised Taxonomy. The materials considered were constituted within the scope of the Pedagogical Residency Program in Physics, involving actions with students of a Teaching Course, high school, from a Paraná State’s public school, in 2019. In these materials, cognitive processes were evidenced, associating learning objectives, according to the referred taxonomy. The proposition of learning objectives in terms of cognitive processes led to the identification of gaps regarding the appropriation of scientific concepts. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho envolve Ensino de Física na articulação entre resolução de problemas e aprendizagem significativa, em concepção de materiais para avaliação como potencialmente significativos. Dessa forma, neste trabalho, analisam-se processos de resolução de problemas, abrangendo conteúdos de Termodinâmica, considerando pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Taxonomia revisada de Bloom. Os materiais apreciados foram constituídos no âmbito do Programa de Residência Pedagógica de Física, envolvendo ações com estudantes de Curso de Magistério, nível médio, de colégio público paranaense, em 2019. Nesses materiais, foram evidenciados processos cognitivos, associando objetivos de aprendizagem, conforme a referida taxonomia. A proposição de objetivos de aprendizagem em termos de processos cognitivos propiciou a identificação de lacunas referentes à apropriação de conceitos científicos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solução de problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem solving | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Resolução de problemas e aprendizagem significativa no ensino de Física: objetivos de aprendizagem e processos cognitivos | - |
Título: dc.title | Problem solving and meaningful learning in Physics teaching: learning objectives and cognitive processes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: