A influência da taxa de quadros no desempenho de tarefas em sistemas de realidade aumentada

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSanches, Silvio Ricardo Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorSanches, Silvio Ricardo Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Claiton de-
Autor(es): dc.contributorDamasceno, Eduardo Filgueiras-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Joana da Silva do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:18:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:18:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7417-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672198-
Descrição: dc.descriptionAugmented Reality applications based on fiducial markers require real-time user interaction with virtual elements rendered in the scene. The graphic quality of these virtual objects generated by applications and the fact that some of them run on low computing power devices or via web platforms make requirements as the frame rate an important factor. The frame rate should be maintained at acceptable levels to ensure the quality of interaction and the user satisfaction. The objective of this research is to performance subjective experiments to identify the minimum frame rate for Augmented Reality mobile applications based on fiducial markers to avoid discomfort and difficulty of interaction.-
Descrição: dc.descriptionAplicações de Realidade Aumentada como as baseadas em marcadores fiduciais requerem interação em tempo real do usuário com os elementos virtuais exibidos na cena. A qualidade gráfica dos objetos virtuais exibidos nas aplicações e o fato de algumas delas serem executadas em plataformas de baixo poder computacional ou via web tornam requisitos como a taxa de quadros um fator importante. Essa taxa deve ser mantida em níveis aceitáveis para garantir a qualidade da interação e satisfação do usuário. O objetivo desta pesquisa é, por meio de experimentos subjetivos, identificar a taxa de quadros mínima que aplicações de Realidade Aumentada, baseadas em marcadores e executadas em dispositivos móveis, devem atingir para que não cause desconforto e dificuldade de interação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade aumentada-
Palavras-chave: dc.subjectTaxas-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho-
Palavras-chave: dc.subjectAugmented reality-
Palavras-chave: dc.subjectFees, Administrative-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO-
Título: dc.titleA influência da taxa de quadros no desempenho de tarefas em sistemas de realidade aumentada-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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