Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sanches, Silvio Ricardo Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Sanches, Silvio Ricardo Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Claiton de | - |
Autor(es): dc.contributor | Damasceno, Eduardo Filgueiras | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Joana da Silva do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:18:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:18:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7417 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672198 | - |
Descrição: dc.description | Augmented Reality applications based on fiducial markers require real-time user interaction with virtual elements rendered in the scene. The graphic quality of these virtual objects generated by applications and the fact that some of them run on low computing power devices or via web platforms make requirements as the frame rate an important factor. The frame rate should be maintained at acceptable levels to ensure the quality of interaction and the user satisfaction. The objective of this research is to performance subjective experiments to identify the minimum frame rate for Augmented Reality mobile applications based on fiducial markers to avoid discomfort and difficulty of interaction. | - |
Descrição: dc.description | Aplicações de Realidade Aumentada como as baseadas em marcadores fiduciais requerem interação em tempo real do usuário com os elementos virtuais exibidos na cena. A qualidade gráfica dos objetos virtuais exibidos nas aplicações e o fato de algumas delas serem executadas em plataformas de baixo poder computacional ou via web tornam requisitos como a taxa de quadros um fator importante. Essa taxa deve ser mantida em níveis aceitáveis para garantir a qualidade da interação e satisfação do usuário. O objetivo desta pesquisa é, por meio de experimentos subjetivos, identificar a taxa de quadros mínima que aplicações de Realidade Aumentada, baseadas em marcadores e executadas em dispositivos móveis, devem atingir para que não cause desconforto e dificuldade de interação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade aumentada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Taxas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Augmented reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fees, Administrative | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | A influência da taxa de quadros no desempenho de tarefas em sistemas de realidade aumentada | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: