O ensino da leitura desde a educação infantil: uma estratégia inclusiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWojslaw, Eliane Bianchi-
Autor(es): dc.contributorWojslaw, Eliane Bianchi-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorJuliano, Joice Maria Maltauro-
Autor(es): dc.contributorCruz, Magda Santos da-
Autor(es): dc.creatorQueiroz, Cacilda Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:18:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:18:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20598-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672194-
Descrição: dc.descriptionThis objective research demonstrates the importance of the practice of reading children in the area of social vulnerability. To know the teachers of the infantile education in places of social vulnerability can be their students to become literate readers. Through a bibliographical research of a qualitative nature, the material in books, articles and documents was included to support the arguments to understand that literacy and literacy are inseparable processes that are of great relevance in the learning process and in the formation of readers. How a school must have a Political Pedagogical Project according to the school community, and the teachers involved in this project. Technical solutions were developed for the development of the search and the formation of conscious.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa objetiva demonstrar a importância da prática de leitura na Educação Infantil como forma de inclusão das crianças que vivem em área de vulnerabilidade social. Conhecer como os professores da educação infantil em locais de vulnerabilidade social podem auxiliar seus alunos a tornarem-se leitores letrados. Por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, foi elencado material em livros, artigos e documentos para sustentar as argumentações para se compreender que alfabetizar e letra são processos indissociáveis e que são de grande relevância no processo de aprendizagem e na formação de leitores. Como a escola precisa ter um Projeto Politico Pedagógico definido de acordo a comunidade escolar, e professores comprometidos nesse projeto. Foram sugeridas melhores técnicas para desenvolver o gosto pela leitura e formar cidadãos conscientes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectMethodology-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleO ensino da leitura desde a educação infantil: uma estratégia inclusiva-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.