Planejamento de ensino: suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal Papa Pio XII

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Andréia dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:18:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:18:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20901-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672181-
Descrição: dc.descriptionThis work aims at discussing of teaching plan: its contributions to the teaching and learning process at Escola Munipal Papa Pio XII, and intends to describe the planning contributions to the teaching and learning process at the school already cited. The research was held in Escola Municipal Papa Pio XII, in the Lovat Discrict, in the municipality of Umuarama-PR in order to investigate the knowledge the teachers of this institution have on the topic and its relation with the daily teaching practice. It is a qualitative research, with exploratory research objectives, with the technical procedures of bibliographical research, field research and case study. A theoretical framework that contributed to the research is Libâneo (1990), Vasconcellos (1995) among others. The data were collected through questionnaire conducted with 12 teachers working in the school mentioned. Analyzing the results we realize that there are many contributions of educational planning pointed to by this work questioned. These contributions make the teaching plan an instrument as important as others, which have the same or similar purposes.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho sobre planejamento de ensino: suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal Papa Pio XII, pretende descrever as contribuições do planejamento para o processo de ensino e aprendizagem da escola já citada. A pesquisa realizou-se na Escola Municipal Papa Pio XII, localizada no distrito de Lovat, no município de Umuarama - PR com o intuito de investigar o conhecimento que os professores dessa instituição têm sobre o tema e sua relação com o cotidiano da prática docente. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com objetivos de pesquisa exploratória, com os procedimentos Técnicos de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso. Como referencial teórico que contribuiu com a pesquisa encontra-se Libâneo (1990), Vasconcellos (1995) entre outros. Os dados foram coletados através de questionário realizado com 12 professores que atuam na escola mencionada. Analisando os resultados percebemos que são muitas as contribuições do planejamento de ensino apontadas pelos questionados neste trabalho. Estas contribuições fazem do planejamento de ensino um instrumento tão importante quanto outros, que tem finalidades iguais ou semelhantes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos - Planejamento-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum planning-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titlePlanejamento de ensino: suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal Papa Pio XII-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.