Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bridi, Jamile Cristina Ajub | - |
Autor(es): dc.contributor | Bridi, Jamile Cristina Ajub | - |
Autor(es): dc.contributor | Filietaz, Marta Rejane Proença | - |
Autor(es): dc.contributor | Kucharski, Marcus Vinicius Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Camila Ericka Andrade de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:18:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:18:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19916 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672178 | - |
Descrição: dc.description | It is noticed that many researchers have dialogued about the importance of Information and Communication Technologies in the pedagogical practices of the educators, as well as Educational Informatics classes have been increasing taking place in schools of some cities. However, little research has been done on the effective praxis of these educators towards the technologies in their pedagogical practices. Therefore, this research project emerges from the need to analyze how the Information and Communication Technologies are present in the pedagogical practices of educators of the Educational Informatics classrooms. Which technological artifacts are used? What is the view of educators regarding the relevance of these technologies in the teaching-learning process? Also, to identify how theory and practice dialogue in this process. This work investigated teachers responsible for teaching Informatics in schools of the city of São Paulo, Brazil, in Primary School, Elementary School, High School and Youth and Adult Education classes. They are Elementary School teachers assigned to develop activities in specific classrooms with individualized computers for each student. To achieve the objectives listed, quantitative and qualitative registration techniques were used. During the investigation, it was taken into account that educators are social beings, who have a historical and transformative role. | - |
Descrição: dc.description | Percebe-se que muitos pesquisadores têm dialogado sobre a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas práticas pedagógicas dos educadores, surgindo, inclusive, em alguns municípios aulas de Informática Educativa (IE). Contudo, pouco tem se pesquisado sobre a práxis efetiva desses educadores diante das TICs em suas práticas pedagógicas. Portanto, esse projeto de pesquisa emerge da necessidade de analisar como as TICs estão presentes nas práticas pedagógicas dos educadores das salas de IE. Quais os artefatos tecnológicos utilizados? Qual a visão dos educadores relacionada à relevância das TICs no processo de ensino aprendizagem? Também identificar como a teoria e a prática dialogam nesse processo. Para isso, procurou-se obter a opinião de professores responsáveis em ministrar as aulas de IE na Prefeitura Municipal de São Paulo, em turmas de Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tratam- se de professores de Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II que são designados para desenvolverem atividades em salas específicas, em sua maioria com computadores individualizados para cada educando. Para alcançar os objetivos elencados foram utilizadas técnicas de registro quantitativo e qualitativo. Durante a investigação foi levado em consideração que os educadores são seres sociais, que têm um papel histórico e transformador. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A efetividade das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de informática educativa na Prefeitura Municipal de São Paulo | - |
Título: dc.title | Effectiveness of information and communication technologies in the educational informatics classes in schools of the city of São Paulo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: