A elaboração didática a partir de projetos de letramento: diferentes percursos no processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRemenche, Maria de Lourdes Rossi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6197033117159924-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4943005730602856-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Rosângela Hammes-
Autor(es): dc.contributorRohling, Nívea-
Autor(es): dc.creatorPinto Júnior, Jahyr de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:18:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:18:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4290-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672165-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims, through a qualitative-interpretative study, to analyze how the process of reading and writing in literacy practices involves multiple languages in a didactic elaboration. The analysis considers different school space-times in wich these subjects are inserted and their interactions. The theoretical-methodological framework on which the research is based consists of the theoretical articulation of the dialogical conception of language of Bakhtin (2003, 2016) and Volóchinov (2017); in the technology concepts of Kenski (2001, 2003 and 2008); in the multiliteracy studies of Kleiman (1995, 2007, 2008 and 2016), Rojo (2009 and 2012), Soares (2002, 2004 and 2009), Street (2003), in the reflections on the teacher´s training of Kleiman (2014) and Tardif (2010) and finally on didactic elaboration of Halté (2008). The present work has as corpus the guidelines for the development of a pedagogical project titled Olimpíada de Literatura and the productions of the participating students in this project. The research sought to understand how, from the same trigger project, the subjects involved produce different meanings and actions. Finally, the study showed that reflection is the primary source of a responsible teaching practice, since the educatpr makes his/her background, sociocultural repertoire and his/her professional experiences.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo, por meio de um estudo qualitativointerpretativista, analisar como se dá o processo de leitura e escrita em práticas de letramento que envolvem múltiplas linguagens em uma elaboração didática. A análise considera os diferentes espaços-tempo escolares em que os sujeitos estão inseridos e suas interações. O arcabouço teórico-metodológico no qual a pesquisa se apoia consiste na articulação teórica da concepção dialógica da linguagem de Bakhtin (2003, 2016) e Volóchinov (2017); nos conceitos de tecnologia de Kenski (2001, 2003 e 2008); nos estudos dos multiletramentos de Kleiman (1995, 2007, 2008 e 2016), Rojo (2009 e 2012), Soares (2002, 2004 e 2009), Street (2003), nas reflexões sobre a formação do professor de Kleiman (2014) e Tardif (2010) e, finalmente, na noção de elaboração didática de Halté (2008). O presente trabalho tem como corpus as orientações para o desenvolvimento de um projeto pedagógico intitulado Olimpíada de Literatura e as produções de alunos participantes desse projeto. A pesquisa buscou compreender como, a partir de um mesmo projeto disparador, os sujeitos envolvidos produzem diferentes sentidos e fazeres. Por fim, o estudo evidenciou que a reflexão é a fonte primordial de uma prática docente responsável, pois o educador realiza seu fazer docente a partir de sua formação, seu repertório sociocultural e suas experiências profissionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de português-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectReading - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese teachers-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectWriting - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy - Social aspects-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titleA elaboração didática a partir de projetos de letramento: diferentes percursos no processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.