Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sauer, Elenise | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3291362809148194 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4964620822134669 | - |
Autor(es): dc.contributor | Freire, Leila Ines Follman | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de | - |
Autor(es): dc.contributor | Sauer, Elenise | - |
Autor(es): dc.creator | Antiszko, Thaiz Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:18:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:18:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2474 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672137 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Produto educacional para o ensino de radioatividade por meio de uma sequência didática em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) | - |
Descrição: dc.description | This dissertation presents a study of the development and evaluation of a didactic sequence in a STS approach to teaching the subject radioactivity in the teaching of Chemistry. The elaborated didactic sequence contemplated different activities involving the relations of the scientific content with the daily of the students, besides the relations that the radioactivity has with the science, technology and the society. The methodological approach used was qualitative of an interpretive nature, carried out with 18 students, from the second year of high school, the morning shift, of a college of the state education network of the city of Ivaí - PR. The data collection was done by means of a questionnaire, participant observation, notes in field diary, activities developed by the students, photos and filming. The main results indicated contributions to the understanding of scientific knowledge and the STS relations on the subject, besides the positive aspects to motivate the students to reflect and to form opinion on the scientific and technological issues. The drama presented as a final item was a highlight of the sequence, evidenced the relationship and understanding of the students about the negative and positive aspects of radioactivity, as well as the students' motivation to study the subject. In general, there was a preponderant contribution of the STS approach in the transposition of students' previous concepts, in the construction of new knowledge about radioactivity, and in the perception of their diverse and controversial relations in society, as in the use of medical treatments, nuclear power production, pump construction, among others. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação apresenta um estudo do desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática em um enfoque CTS para o ensino do tema radioatividade no ensino de Química. A sequência didática elaborada contemplou diferentes atividades envolvendo as relações do conteúdo científico com o cotidiano dos estudantes, além das relações que a radioatividade possui com a ciência, tecnologia e a sociedade. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa de natureza interpretativa, realizada com 18 estudantes, do segundo ano do ensino médio, do turno matutino, de um colégio da rede estadual de ensino da cidade de Ivaí - PR. A coleta de dados se deu por meio de questionário, observação participante, anotações em diário de campo, atividades desenvolvidas pelos estudantes, fotos e filmagens. Os principais resultados indicaram contribuições para a compreensão do conhecimento científico e as relações de CTS a respeito do tema, além dos aspectos positivos para motivar os estudantes a refletir e formar opinião sobre as questões científicas e tecnológicas. A dramatização apresentada como item finalizador foi um ponto de destaque da sequência, evidenciou a relação e a compreensão obtida pelos estudantes a respeito dos aspectos negativos e positivos da radioatividade, assim como proporcionou a motivação dos estudantes no estudo do tema. E, de forma geral, houve contribuição preponderante do enfoque CTS na transposição dos conceitos prévios dos estudantes, para a construção de novos conhecimentos a respeito da radioatividade, e para a percepção das suas diversas e controversas relações na sociedade, como na utilização em tratamentos médicos, produção de energia nuclear, construção de bombas, entre outros. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radioatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radioactivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
Título: dc.title | Sequência didática para o ensino de radioatividade com enfoque CTS no ensino médio | - |
Título: dc.title | Didactic sequence to the radioactivity teaching using a STS approach on high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: